Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599
Tipo do documento: Dissertação
Título: O fenômeno Vlog no Youtube : análise de conteúdo de Vloggers brasileiros de sucesso
Autor: Dornelles, Juliano Paz 
Primeiro orientador: Rüdiger, Francisco Ricardo
Resumo: Esta dissertação é uma análise de conteúdo de vídeos de vloggers brasileiros de sucesso, selecionados aleatoriamente. Uma síntese do caso dos vlogs de Felipe Neto, Acid Girl, PC Siqueira e Silvio Matos. O estudo desenvolve-se a partir de uma metodologia híbrida fundamentada em referências bibliográficas dos pesquisadores relacionados e, principalmente, no próprio objeto de estudo. Analisamos elementos, comuns entre eles, presentes na narrativa. Dentre as considerações finais obtidas com a pesquisa, salientamos a presença de elementos comuns nos vlogs. Dentre eles, destacamos o humor vinculado à crônica social de caráter crítico, onde encontramos a presença da interpretação de personagens, assim como o uso exacerbado de palavrões e xingamentos com fins humorísticos. Salientamos, também, traços narrativos e autobiográficos presentes nos relatos do cotidiano de cada vlogger. A narrativa é marcada pela presença da subjetividade descrita por Paula Sibilia, no livro O show do eu, como o Autor-Narrador-Protagonista. Constatamos o relevante papel do vlogger como ator social, uma vez que os vídeos se tornam populares, comentados, curtidos e compartilhados. Enfim, a análise conclui que o conjunto dos elementos presentes nos quatro canais, é característica marcante do fenômeno.
Abstract: We develop in this Master Dissertation a content analysis of four Brazilians wellsucceeded vloggers: Felipe Neto, Acid Girl, PC Siqueira and Silvio Matos. The social role of the so-called vloggers became evident among us during the last decade. Their videos become, in some cases, popular, being, in this case, shared and commented in everyday conversation in and outside the internet. We aim here to understand the character of the narratives and interventions of the mentioned vloggers, stressing the autobiographical marks they inscribe in this phenomenon. For this, we employ a hybrid methodology. Their YouTube videos are used as documental source, while the ideas of some researchers, as Paula Sibília, are invoked as theoretical references to conduct their examination. In sum, we stress the common features and formulas of their messages, specially the way their creators employ a sarcastic humor language to develop a critical commentary about our common circumstances.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
INTERNET
YOUTUBE
REDES SOCIAIS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube : análise de conteúdo de Vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599
Data de defesa: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
464433.pdfTexto Completo2,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.