Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4596
Document type: Tese
Title: Rosto cinematográfico : aproximações do sofrimento na contemporaneidade
Author: Silva, Ivana Almeida da 
Advisor: Gerbase, Carlos
Abstract (native): A presente tese tem como objetivo principal estudar o rosto e sua relação com o cinema na busca da construção de sentidos. Com o uso da técnica do close- ou primeiro plano, essa relação é perpassada por questões que envolvem procedimentos e códigos particulares no âmbito da linguagem cinematográfica, bem com a problemática do sofrimento na contemporaneidade. No desenvolvimento do tema proposto, consideramos importante a elaboração de uma estrutura que permitisse o elucidamento do que consideramos o rosto cinematográfico, que se configura enquanto fenômeno fundamental que motiva este estudo: o rosto, em uma conjunção que se constrói dentro daquilo que entendemos como cinema. Para isso, organizamos a tese trazendo inicialmente a abordagem do conceito de rosto, sua presença na contemporaneidade e sua relação com o sofrimento. Buscamos desenvolver também relações entre imagens do rosto e seus enquadramentos, além de tratar do conceito de fisiognomonia. Posteriormente, partimos para o esclarecimento do conceito de close e sua relação com o rosto, sua história e suas técnicas. Desenvolvemos também relações do rosto com o cinema na contemporaneidade, tendo como norte a discussão do sofrimento. Ao final, tornou-se relevante apresentar uma análise fímica de duas obras selecionadas: O Escafandro e a Borboleta ( EUA/ França- 2007) e Cisne Negro ( EUA, 2010) que permitiram uma aproximação maior e mais prática com nossa discussão inicial. Ao final, nosso estudo configura-se como uma contribuição na discussão sobre as imagens cinematográficas contemporâneas, que a partir de suas formas e usos revelam a instabilidade, a mutabilidade e a globalidade dos fenômenos que integram o período em que vivemos.
Abstract (english): Esta tesis tiene como objetivo estudiar el rostro y su relación con el cine en la búsqueda de construcción de significados. Con el uso de la técnica del primer plano, está impregnada de cuestiones relacionadas com procedimientos y códigos particulares dentro de la linguagem cinematográfica, así como el problema del sufrimiento en el mundo contemporáneo. En el desarrollo del tema, consideramos importante diseñar una estructura que permitiera el elucidamento de lo que consideramos el " rostro cinematográfico", que establece como un fenómeno fundamental que motiva este estudio: el rostro, en un desarrollo que se acumula en el interior de lo que entendemos por cine. Para ello, organizamos la tesis inicialmente con la aproximación al concepto del rostro, su presencia en el contemporáneo y su relación con el sufrimiento. También tratamos de desarrollar las relaciones entre las imágenes del rostro, y sus marcos, además de tratar el concepto de fisonomía. Posteriormente, nos dispusimos a aclarar el concepto y su estrecha relación com el rostro, su historia y las técnicas. También desarrollamos las relaciones con el cine hoy en día, tenendo como Norte para discutir el sufrimiento. Al final, se convirtió en importante punto presentar un análisis de dos obras seleccionadas: "La escafandra y la mariposa" (EE.UU. / Francia-2007) y "Cisne Negro" (EE.UU., 2010) que permitió una más estrecha y práctica relación con nuestra discusión inicial. Por último, nuestro estudio se ha configurado como una contribución a la discusión sobre las imágenes cinematográficas contemporáneas, que a partir de sus formas revelan la inestabilidad, la mutabilidad y la totalidad de los fenómenos que constituyen el período em que vivimos
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
CINEMA - ASPECTOS SOCIAIS
CINEMA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
CINEMA - TÉCNICA
FILMES - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: SILVA, Ivana Almeida da. Rosto cinematográfico : aproximações do sofrimento na contemporaneidade. 2014. 221 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4596
Issue Date: 29-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
463309.pdfTexto Completo11.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.