Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Yara Marina Baungarten-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4469696Z9por
dc.contributor.advisor1Silva, Juremir Machado da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:57Z-
dc.date.available2014-05-05-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.citationBUENO, Yara Marina Baungarten. Imagens marionetáveis : o boneco nos cruzamentos da arte e da comunicação. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4567-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo relacionar a figura do boneco nos produtos audiovisuais realizados a partir dos anos 1890 até a primeira década do século 21, investigando ocorrências desde o teatro, passando pelo cinema até chegar à televisão. Nesse sentido, é traçado um panorama histórico das artes e da comunicação para dar conta, na pós-modernidade, de uma presença que faz referência às manifestações culturais do imaginário. Para balizar o presente estudo, elege-se a Sociologia Compreensiva, proposta por Michel Maffesoli, como aporte metodológico. São enfocados então conceitos que dizem respeito às linguagens de cada área, estruturando conexões entre as técnicas e os conteúdos e citando exemplos de como o boneco tem sido utilizado como personagem ao longo da História da comunicação humana. Em relação às temáticas, recorre-se ao pensamento de autores como Gilbert Durand, Edgar Morin, Régis Debray, Marshall McLuhan, Johan Huizinga, Roger Caillois, John Bell, Ana Maria Amaral, além de Michel Maffesoli, para auxiliar nas perspectivas do imaginário, do teatro de bonecos, do cinema e da televisão. De acordo com esta abordagem, são por fim analisados três casos de programas televisivos, os norte-americanos The Muppet Show e Frango Robô e o brasileiro Pandorga, veiculados nos últimos 40 anos, que demonstram os cruzamentos dos campos e do pensamento em prol da criação de conteúdos visuais contemporâneos.por
dc.description.abstractThis research aims to relate the figure of the puppet in audiovisual products made from the 1890s until the first decade of the 21st century, investigating its appearance in theater, cinema and television. In this sense, is traced a historical overview of the arts and communication to give account, in postmodernity, of a presence which refers to cultural manifestations of the imaginary. To guide the present study, is elected the Comprehensive Sociology proposed by Michel Maffesoli as methodological contribution. Then, concepts are addressed to relate the languages of each area, structuring connections between its techniques and contents and citing examples of how the puppet has been used as a character throughout the history of human communication. Regarding the selected themes, it refers to the thought of authors such as Gilbert Durand, Edgar Morin, Régis Debray, Marshall McLuhan, Johan Huizinga, Roger Caillois, John Bell, Ana Maria Amaral, plus Maffesoli, to assist in the prospects of the imaginary, puppetry, cinema and television. According to this approach, are finally analyzed three cases of television programs, the U.S. The Muppet Show and Robot Chicken and the Brazilian Pandorga, which are broadcasted the past 40 years, demonstrating the intersections of the fields of thought and for the establishment of contemporary visual content.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 457547.pdf: 4218559 bytes, checksum: 6577a66113e22d9b996a2894ed66e85b (MD5) Previous issue date: 2014-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14914/457547.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpor
dc.subjectARTESpor
dc.subjectIMAGINÁRIOpor
dc.subjectCULTURApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleImagens marionetáveis : o boneco nos cruzamentos da arte e da comunicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
457547.pdfTexto Completo4,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.