Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4556
Document type: Dissertação
Title: Tv e segunda tela : uma análise do horário nobre no Twitter
Author: Canatta, Fábio
Advisor: Haussen, Doris Fagundes
Abstract (native): Esta dissertação tem como tema a experiência da segunda tela, ou seja, o hábito da audiência de assistir televisão conectada à internet numa navegação orientada pelo conteúdo da TV. O objetivo geral é analisar se a prática da segunda tela reforça o valor da grade, do fluxo televisivo, da programação ao vivo e, principalmente, do laço social entre os telespectadores. Adotados como objeto de pesquisa, os assuntos mais comentados do Twitter durante o horário nobre da televisão integram o corpus deste estudo. O material foi explorado a partir da análise de conteúdo sistematizada por Bardin (1977). Na fundamentação teórica deste trabalho, foram utilizados, entre outros, os conceitos de Wolton (1996), Fechine (2008), Cannito (2010), Jenkins (2008), Castells (2009), Bolaño (2007), Recuero (2009) e Proulx e Shepatin (2012). Conclui-se que a segunda tela oferece uma experiência mais complexa à audiência, intensifica o laço social que deixa de ser invisível e silencioso e reforça o valor da grade de programação.
Abstract (english): This dissertation has as its theme the second screen experience, i.e. the audience s habit of watching television connected to the internet in a navigation oriented by the TV content. The overall objective is to analyze whether the practice of second screen reinforces the value of the schedule, the TV stream, the live programming, and especially the social bond among viewers. Twitter s trend topics during television prime time were adopted as the research object and integrate the corpus of this study. The material was explored based on the content analysis systematized by Bardin (1977). The theoretical framework has concepts of Wolton (1996), Fechine (2008), Cannito (2010), Jenkins (2008), Castells (2009), Bolaño (2007), Recuero (2009) and Prouxl and Shepatin (2012), among others. It was concluded that second screen offers the audience a more complex experience, intensifies the social bond which becomes no longer invisible and silent and reinforces the value of the broadcast programming.
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
TELEVISÃO - ASPECTOS SOCIAIS
TWITTER
INTERATIVIDADE
INTERAÇÃO SOCIAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: CANATTA, Fábio. Tv e segunda tela : uma análise do horário nobre no Twitter. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4556
Issue Date: 15-Jan-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
453962.pdfTexto Completo2.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.