Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4555
Document type: Dissertação
Title: Proposta teórico-conceitual da memória empresarial : um caminhar de potencialidades
Author: Souza, Renata Cássia Andreoni de 
Advisor: Wainberg, Jacques Alkalai
Abstract (native): A memória, desde a década de 1990, vem ganhando espaço nos ambientes empresariais do Brasil. Muitas organizações buscam desenvolver um trabalho de memória empresarial, principalmente nos momentos em que comemoram a data de sua fundação, elaborando ações e produtos que evidenciam a sua história e a relação com o seu contexto. Entretanto, buscamos demonstrar que trabalhar a memória empresarial pode ir muito além de elaborar produtos e ações em determinados períodos. Para tanto, apresentamos uma proposta teórico-conceitual para (re) pensarmos, compreendermos e desenvolvermos Projetos/Programas de Memória Empresarial, a partir do Paradigma da Complexidade, através de seus três princípios basilares: dialógico, recursivo e hologramático (MORIN, 2000; 2003a; 2003b; 2005; 2007; 2008; 2013). Nossa proposta parte do princípio de que os projetos/programas de memória empresarial são constituídos por, e produtores de, discursos memorialísticos organizacionais que se desenvolvem recursivamente a partir de uma tríade conceitual Memória, Comunicação e Poder. Nessa perspectiva, os discursos memorialísticos tendem a (re) constituir sentidos e significados na e da organização com seus diferentes públicos. Tais sentidos e significados são (re) constituídos a partir da gestão das afetividades e dos conhecimentos organizacionais (os quais, tanto afetividades quanto conhecimentos, provêm da memória empresarial). Nesse sentido, buscamos demonstrar que essas memórias afetivas e memórias do conhecimento podem ser trabalhadas de forma contínua e transversal às demais áreas e atividades da empresa, incidindo sobre os diferentes processos organizacionais. Dessa forma, realizamos uma reflexão teórica, trabalhando os conceitos que constituem a tríade da nossa proposta, suas (inter) relações e imbricações, com o objetivo de demonstrar teoricamente as potencialidades dos projetos/programas de memória empresarial na gestão organizacional. Posteriormente, buscamos analisar nossa proposta sobre um caso empírico o Projeto de Memória do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A análise objetiva identificar pontos consoantes e dissonantes da reflexão teórica que desenvolvemos no presente estudo.
Abstract (english): Memory, since 1990, has been gaining ground in Brazil‟s corporate environment. Many organizations seek to develop a empresarial memory project, especially at moments when they celebrate their aniversaries, elaborating actions and products that shows their history. However, we try to demonstrate that empresarial memory can go further than these actions and products. We present a theoretical-conceptual proposal to (re) think, understand and develop Programs/Projects of Empresarial Memory, taking in account the Complexity Paradigm three principles: dialogic, recursive and hologrammatical (MORIN, 2000; 2003a; 2003b; 2005; 2007; 2008; 2013). According to it we state that the projects/programs of empresarial memory are constituted by, and are producers of, memorialistic organizational discourses that develop recursively from a conceptual triad Memory, Communication and Power. In this perspective, memorialistic discourses tend to (re) constitute senses and meanings in and from organization with their different publics. Such senses and meanings are (re) constituted by management of affectionateness and organizational knowledge (which both affectionateness and knowledge come from empresarial memory). We wish to demonstrate that these affectionate memories and knowledge memories can be worked in a continuous and transversal ways to other areas and activities of the company, focusing on different organizational processes. This way, we make a theoretical reflection, working concepts that constitute the triad of our proposal, it‟s (inter) relations and overlapping, with the intent to demonstrate theoretically the potential of projects/programs of empresarial memory of corporate memory in organizational management. We also make an empirical study of the Memory Project of National Bank of Economic and Social Development (BNDES). Its goal is to identify consonants and dissonant theoretical aspects related to our model.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
MEMÓRIA INSTITUCIONAL
IDENTIDADE CORPORATIVA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: SOUZA, Renata Cássia Andreoni de. Proposta teórico-conceitual da memória empresarial : um caminhar de potencialidades. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4555
Issue Date: 27-Aug-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
453968.pdfTexto Completo1.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.