Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSpolidoro, Gustavo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237179H6por
dc.contributor.advisor1Gutfreind, Cristiane Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761795H9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:51Z-
dc.date.available2013-10-04-
dc.date.issued2013-08-21-
dc.identifier.citationSPOLIDORO, Gustavo. O cineasta errante : caminhos e encontros na realização de um filme de um homem só. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4547-
dc.description.resumoEste trabalho e o filme que o acompanha têm por objetivo compreender a realização do cinema de um homem só desde os primórdios do audiovisual até os dias de hoje. Em 2006, durante uma sessão de Os Catadores e Eu, de Agnès Varda, apresentada por Jean-Claude Bernardet, foi germinada a ideia desta dissertação e do longa Errante um filme de encontros. À experiência empírica da realização de um filme por uma única pessoa, soma-se o trabalho de reflexão em forma de texto, utilizando-se de obras de autores como Guy Gauthier, Andrei Tarkovski, Arlindo Machado e Antonio Weinrichter e filmes como o já citado Os Catadores e Eu, Nanook, o esquimó, Eu, um negro e Sans Soleil. Num momento onde todo o cidadão passa a ter uma câmera no bolso, se torna fundamental entender o papel do artista na realização audiovisual e a expressão da sua subjetividade. A realização de um filme de um homem só está ao alcance de todos aqueles que dispõe dos meios e, principalmente, da intenção em produzi-lo desta forma.por
dc.description.abstractThis thesis and it companion film aim to understand one-man filmmaking, from the origins of cinema to the present day. The idea for this thesis and the feature film Errante um filme de encontros ( Wandering - a film about encounters ) first came to me in 2006, during a session of The Gleaners and I from Agnès Varda, presented by Jean-Claude Bernardet. The empiric experience of making a film with a crew of one person only is joined by a theoretical analysis based in works from authors as Guy Gauthier, Andrei Tarkovski, Arlindo Machado and Antonio Weinrichter, and films as the already mentioned The Gleaners and I , Nanook of the North , I, a Negro and Sans Soleil . In a time when everyone has a camera in their pocket, it becomes key to understand the artist s role in filmmaking and the expression of their subjectivity. The making of a one man film is within reach of all that have access to equipment, but mainly of those with the intention to make it in such a way.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 451360.pdf: 1870594 bytes, checksum: 90e51f79c8c72af272b3f90030c7cca2 (MD5) Previous issue date: 2013-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14786/451360.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCINEMA - PRODUÇÃO E DIREÇÃOpor
dc.subjectFILMES - TÉCNICASpor
dc.subjectFILMES - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO cineasta errante : caminhos e encontros na realização de um filme de um homem sópor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
451360.pdfTexto Completo1,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.