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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4493
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Benetti, Mariceia | - |
dc.contributor.advisor1 | Antonini, Eliana Pibernat | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783278P5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:41:34Z | - |
dc.date.available | 2007-03-02 | - |
dc.date.issued | 2007-01-16 | - |
dc.identifier.citation | BENETTI, Mariceia. Indiana Jones : análise semiótica da produção serial dos meios de comunicação de massa. 2007. 217 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4493 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral discutir a incorporação de um novo olhar estético nos receptores distraídos, preocupando-se em mapear os elementos repetitivos presentes na narrativa fílmica constituída pela trilogia Indiana Jones. A metodologia utilizada é recuperada de Umberto Eco por Eliana Pibernat Antonini, que propõe cinco categorias analíticas para os produtos culturais contemporâneos. Tais níveis de análise partem de uma manifestação linear mínima, meramente informativa, e se dirige para estruturas mais complexas, como os passeios inferenciais, os mundos possíveis e as fisionomias culturais e ideológicas, entendidas aqui como os patamares metatextuais de produção de sentido. A partir de Omar Calabrese, Walter Benjamin, Wolfgang Iser, entre outros, a teorização da repetição, do fractal, do fragmento, do pormenor e do estético sustentarão o percurso teórico para a construção da análise, onde se pode verificar que uma produção serial desperta diferentes sentidos estéticos, quer para uma leitura de primeiro grau, de consumo; quer para uma leitura crítica, de segundo grau. Tal releitura estética desperta relevância acadêmica por procurar fugir dos antagonismos simplificadores de construção de valor, tais como certo ou errado, belo ou feio, para propor um novo olhar do tempo, percebido enquanto opção dialógica adequada ao receptor contemporâneo oportunizado pela técnica | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387363.pdf: 1713157 bytes, checksum: 11f91c70333d5b39a7d2ae8a3d53ff04 (MD5) Previous issue date: 2007-01-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14631/387363.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO DE MASSA | por |
dc.subject | SEMIÓTICA | por |
dc.subject | ESTÉTICA | por |
dc.subject | FILMES SERIADOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Indiana Jones : análise semiótica da produção serial dos meios de comunicação de massa | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
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File | Description | Size | Format | |
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387363.pdf | Texto Completo | 1.67 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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