Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Carolina Wiedemann-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238098U6por
dc.contributor.advisor1Wainberg, Jacques Alkalai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781398T5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:30Z-
dc.date.available2012-01-23-
dc.date.issued2012-01-03-
dc.identifier.citationCHAVES, Carolina Wiedemann. Mídia virtual e a diáspora brasileira : a identidade nacional retratada em sites para expatriados. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4482-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo identificar os marcadores de identidade que animam o imaginário do expatriado brasileiro em sítios para este tipo de comunidade no mundo. O corpus de análise foi construído a partir de uma seleção de treze sites de comunidades brasileiras. A base para esta escolha foi a partir dos sítios apresentados pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil de comunidades de brasileiros pelo mundo. O referencial teórico traz conceitos de identidade, identidade cultural, identidade nacional, imaginário, identidade nacional brasileira, globalização, expatriação, brasileiros no mundo e comunicação virtual. Para tanto se utilizou a análise de discurso para o levantamento e entendimento dos itens que constituem a identificação do brasileiro que vive no exterior. Como pontos de perpetuação e identificação da identidade nacional, foram observadas principalmente questões como: a utilização das cores verde e amarela; a presença da música (como cantigas de roda, samba, axé, forró, batucada, entre outras); a valorização da receptividade e da alegria; o ensino do idioma nacional.por
dc.description.abstractThe present research aims to point out identity markers which built up the national imaginative idea of Brazilian expatriates in internet sites for such communities around the world. The corpus of analysis was constructed from a selection of thirteen sites of Brazilian communities, chosen from a selection of such sites in a list presented by the Ministry of Foreign Affairs of Brazil in its site. The theoretical part studies and explores the concepts of identity, cultural and national identity, imagination, Brazilian national identity, globalization, expatriation, and virtual communication. Discourse analysis was used to survey and understand the items which build up the identity of a Brazilian person living abroad. As points of identification and perpetuation of Brazilian national identity for such Brazilian expatriates, the main issues identified were: the use of green and yellow as colors identifying Brazil, the presence of Brazilian rhythms as Samba, Axé, Forró, batucada, among others, the enhancement of friendliness and joy, the Brazilian-Portuguese language.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 436194.pdf: 5492730 bytes, checksum: dd55817c1503f41e9fb66f2bc9938730 (MD5) Previous issue date: 2012-01-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14211/436194.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectIDENTIDADE NACIONAL - ANÁLISE DO DISCURSOpor
dc.subjectIDENTIDADE CULTURALpor
dc.subjectCULTURA E TECNOLOGIApor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VIRTUALpor
dc.subjectIMIGRAÇÃO - BRASILpor
dc.subjectINTERAÇÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleMídia virtual e a diáspora brasileira : a identidade nacional retratada em sites para expatriadospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
436194.pdfTexto Completo5,36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.