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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Goulart, Alexander Bernardes | - |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Roberto José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:41:29Z | - |
dc.date.available | 2007-01-30 | - |
dc.date.issued | 2007-01-04 | - |
dc.identifier.citation | GOULART, Alexander Bernardes. Comunicação e imaginário : relações de auto-referencialidade em Pânico na TV. 2007. 258 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4477 | - |
dc.description.resumo | A Comunicação é um valor humanístico e democrático baseado na igualdade e liberdade dos interlocutores. Dentre os diversos meios tecnológicos que surgiram ao longo do tempo, a Televisão é aquele que tem marcado profundamente as últimas cinco décadas, especialmente no Brasil. Das emissoras brasileiras, a Rede Manchete foi a primeira a ameaçar o domínio de audiência da Rede Globo. Com uma proposta qualificada, mas passando por diversas crises financeiras, a Tevê de Adolpho Bloch teve uma vida breve e marcante. De 1983 a 1999, demonstrou que é possível uma Televisão diferente, inovadora. A concessão da Manchete foi repassada ao Grupo Tele TV, que, em 1999, criou a Rede TV!, uma das cinco maiores emissoras do Brasil. O seu programa de maior audiência e rentabilidade financeira é o Pânico na TV, uma produção humorística que está no ar desde 2003, tendo surgido na Rádio Jovem Pan há mais de dez anos. O objetivo deste trabalho é discutir a estrutura de linguagem e estudar as relações entre as características discursivas do programa Pânico na TV e a Televisão Brasileira, priorizando a produção de sentido, através dos pressupostos teóricos de Barthes - Estereótipo, Cultura, Poder, Mito e Imaginário à luz do Método Dialético Histórico-Estrutural, em uma Pesquisa Semiológica. Pânico na TV é um programa que, pela sua linguagem, exerce uma vontade de Poder. Em sua Auto-referencialidade característica da Televisão da atualidade abre ao público seus estúdios, seus bastidores, imita personalidades, persegue celebridades e ironiza os elementos que constituem o Imaginário televisivo. O Programa se propõe a fazer um discurso crítico, anuncia seu desejo de ser diferente em meio à uniformização dos programas de humor na Tevê, mas está sujeito à mesma estrutura que supostamente deseja revelar e criticar. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386658.pdf: 1219925 bytes, checksum: f2c5a5fd1ec33d41e80dbf6364f7d7c9 (MD5) Previous issue date: 2007-01-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14182/386658.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | PÂNICO NA TV - PROGRAMA DE TELEVISÃO | por |
dc.subject | LINGUAGEM - ESTRUTURA | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Comunicação e imaginário : relações de auto-referencialidade em Pânico na TV | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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386658.pdf | Texto Completo | 1,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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