Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4462
Tipo do documento: Tese
Título: Cinema, mercado e política cultural : os casos do Brasil e México numa visão histórico estrutural
Autor: Bundt, Roger Luiz da Cunha 
Primeiro orientador: Gerbase, Carlos
Resumo: Esta tese realiza uma análise comparativa das medidas políticas desenvolvidas na área da cultura pelos governos brasileiro e mexicano para a promoção das suas indústrias cinematográficas. Toma-se o contexto das mudanças nas relações entre Política, Economia e Cultura no período proposto, a virada dos séculos XX para XXI, quando os modelos liberais do Estado do Bem-Estar se encontram obliterados pelos avanços das tecnologias e do capital internacionalizado, que resultam no crescente e inevitável contato entre as diversas indústrias culturais do planeta. A Economia Política da Comunicação é o recorte teórico-metodológico, advinda do Materialismo Histórico, que direciona o olhar sobre os fatores e atores no jogo de forças entre o laissez faire do mercado e a regulação estatal. Os resultados demonstram que a contínua organização do mercado mexicano de cinema foi eficiente em pressionar os governos por proteção e fomento em situações específicas, mas falhou ao gerar resultados de longo prazo. No caso do Brasil, comprovam que o estímulo ao mercado cinematográfico nacional foi, antes de tudo, uma ação da iniciativa estatal, pautada pelas agendas dos governos, deixando os mercados dependentes e sujeitos à inconstância desse apoio.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
POLÍTICA CULTURAL
POLÍTICA ECONÔMICA
CINEMA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: BUNDT, Roger Luiz da Cunha. Cinema, mercado e política cultural : os casos do Brasil e México numa visão histórico estrutural. 2011. 246 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4462
Data de defesa: 30-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
432302.pdfTexto Completo1,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.