Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/446
Document type: Tese
Title: O processo de adoecimento do trabalhador da saúde : o setor de enfermagem do pronto socorro de um hospital universitário
Author: Oliveira, Nildete Terezinha 
Advisor: Mendes, Jussara Maria Rosa
Abstract (native): Este estudo objetivou compreender a realidade dos trabalhadores do serviço de enfermagem do Pronto Socorro de um hospital público, no sentido de identificar os pontos de confluência entre as relações de trabalho e o processo de adoecimento físico e mental, caracterizando-se como um estudo de caso qualitativo. A coleta de dados incluiu seis entrevistas semi-estruturadas com perguntas abertas, duas visitas guiadas ao Pronto Socorro, inicialmente com a chefia de enfermagem do setor e, após, com o líder do grupo e sete reuniões temáticas. Posteriormente, realizou-se a análise inicial dos dados, apresentando-se ao grupo temático, para discussão e reiteração. Os dados foram submetidos ao método de análise de conteúdo de Bardin. O caminho epistemológico que orientou este estudo incluiu a hermenêutica de Gadamer e a Teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Dejours e a Perspectiva Ética de Ricoeur. Os dados foram analisados a partir de categorias, onde se incluíram o processo de adoecimento, as relações hierárquicas, transformações do trabalho, cooperação, diálogo, reconhecimento e sofrimento. Os resultados evidenciaram que não somente as transformações do trabalho são causadoras de adoecimento, mas, também, as relações hierárquicas distantes dos trabalhadores e a ausência de espaços de diálogo e de reconhecimento.
Keywords: RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
SAÚDE OCUPACIONAL
TRABALHADORES - SAÚDE
TRABALHADORES - DOENÇAS
TRABALHADORES - SOFRIMENTO MENTAL
RELAÇÕES DE TRABALHO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: OLIVEIRA, Nildete Terezinha. O processo de adoecimento do trabalhador da saúde : o setor de enfermagem do pronto socorro de um hospital universitário. 2009. 149 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/446
Issue Date: 31-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
414984.pdfTexto Completo942.34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.