Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKrüger, Leila Gisele-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257157H9por
dc.contributor.advisor1Pellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:23Z-
dc.date.available2011-06-02-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.citationKRÜGER, Leila Gisele. Identidade visual nos suportes impresso e digital : Unimed Noroeste/RS, um estudo de caso. 2011. 345 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4455-
dc.description.resumoA época atual explicita um contexto de tecnocracia, consumismo e predomínio da imagem na sociedade. Deflagra a progressiva influência do meio digital na cultura e nos processos comunicativos, de modo que, das novas mídias da Era Digital que coexistem com as pré-digitais destaca-se o ciberespaço. Por outro lado, as identidades e identificações vêm sofrendo modificações significativas advindas dos paradigmas pósmodernos. Assim, este trabalho procurou abordar a identidade visual nos suportes impresso e digital a partir do contexto atual, tendo como estudo de caso a Unimed Noroeste/RS. Buscou-se analisar a linguagem e a imagem na identidade visual da instituição focalizando o impacto de cada suporte na comunicação gráfica, através do método da retórica visual aliado a noções de semiologia de Roland Barthes e teorias de formas. Percebeu-se que os suportes impresso e digital influenciam-se mutuamente em organização e estrutura de informações, compartilhando códigos culturais, porém o ciberespaço organiza as informações hierarquicamente e a partir de menus de escolha, dando à identidade visual novas possibilidades de apresentação a partir de maior interatividade com o leitor e de recursos visuais que não são possíveis no suporte impresso.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431733.PDF: 1937133 bytes, checksum: f4fcf980828011732b02f93581dea988 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14009/431733.PDF.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpor
dc.subjectEMPRESAS - IDENTIDADE VISUALpor
dc.subjectDESIGN GRÁFICOpor
dc.subjectRETÓRICApor
dc.subjectCIBERESPAÇOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleIdentidade visual nos suportes impresso e digital : Unimed Noroeste/RS, um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
431733.PDFTexto Completo1,89 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.