Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Marislei da Silveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706966P5por
dc.contributor.advisor1Rüdiger, Francisco Ricardo-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:20Z-
dc.date.available2011-04-25-
dc.date.issued2011-03-03-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marislei da Silveira. Beleza feminina e publicidade : um estudo sobre as campanhas da marca Dove. 2011. 259 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4444-
dc.description.resumoAo situar os debates sobre a beleza feminina e o culto ao corpo, relacionados à publicidade e ao consumo, o presente trabalho parte do entendimento de que a mulher, no mundo ocidental, vem ocupando um espaço social cada vez mais amplo. Ao tentarem seguir os padrões estéticos da contemporaneidade, muitas mulheres têm pago um alto preço, submetendo-se a procedimentos que, em nome da qualidade de vida, saúde, cuidados com o corpo e o rosto, são capazes de tornar-se uma espécie de rito religioso devido às práticas que impõem ao cotidiano feminino, como se a estética corporal fosse superior a qualquer outro aspecto da vida humana. Ciente desse fato, a publicidade utiliza-se do ideal do corpo perfeito para indicar à mulher modos de estar no mundo e de viver, persuadindo-a, por meio dos anúncios, a consumir produtos embelezadores. Como ponto de partida, investigaram-se as peças publicitárias da marca Dove, que faz grandes investimentos em mídia, direcionados ao público feminino. A análise das campanhas publicitárias dessa marca, que faz parte da empresa multinacional Unilever, constitui-se no corpus da presente pesquisa. Logo, o objetivo principal deste estudo foi analisar a trajetória, a estrutura e os apelos das campanhas de Dove no Brasil, desde sua origem (1992) até a atualidade. Nesse sentido, para examinar as mensagens das campanhas da marca, optou-se pela mídia impressa, em detrimento dos comerciais de TV e outros recursos audiovisuais e radiofônicos, visto que os textos e as imagens impressas podem ser reproduzidos por inteiro e são de fácil manuseio. Quanto à perspectiva teórico-metodológica, foi adotado o Estudo de Caso, porque se trata de análise documental de apenas uma marca, que tem uma história de destaque, com características diferenciadas em seus produtos, destinados, especialmente, ao consumo feminino. Dessa forma, examinar a publicidade desenvolvida pela Dove é também aprofundar-se no conhecimento da beleza enquanto atributo feminino. Esse tema é relevante, uma vez que vem sendo discutido por estudiosos e pesquisadores desde a Grécia Antiga, nas mais diferentes perspectivas, conforme foi mencionado na parte teórica deste trabalhopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430365.pdf: 14821951 bytes, checksum: ed83950bdcab3c41517c80f1a3f4c615 (MD5) Previous issue date: 2011-03-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13927/430365.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectPUBLICIDADE E CONSUMIDORpor
dc.subjectCONSUMOpor
dc.subjectBELEZApor
dc.subjectMULHERESpor
dc.subjectMARCASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleBeleza feminina e publicidade : um estudo sobre as campanhas da marca Dovepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430365.pdfTexto Completo14,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.