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dc.creatorMoura, Elvis Dion Domingues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087799486954722por
dc.contributor.advisor1Rahde, Maria Beatriz Furtado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788605H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:15Z-
dc.date.available2010-12-09-
dc.date.issued2010-05-25-
dc.identifier.citationMOURA, Elvis Dion Domingues. Os 300 espartanos de Frank Miller : traço, cor e nankin reinterpretam o mito na pós-modernidade. 2010. 200 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4430-
dc.description.resumoO presente trabalho discute as imagens de Frank Miller enquanto comunicação. Tais imagens representam uma linguagem visual através da narrativa das histórias em quadrinhos contemporâneas, uma vez que percebemos a identificação da visualidade pós-moderna no estilo de Frank Miller. A Hermenêutica de Profundidade referida por John Thompson foi a metodologia escolhida para possibilitar o desenvolvimento desta dissertação. Inicialmente aborda-se a história em quadrinhos e suas principais características, estilos e gêneros. Apresenta-se seu quadro evolutivo durante as décadas e seus modos de produção e interpretação. Após, tratam-se questões teóricas relacionadas à comunicação visual e à modernidade. Durante a classificação das eras da história em quadrinhos, aborda-se outros autores dos anos 1980 que evidenciam os marcos iniciais da visualidade pós-moderna na arte sequencial. As imagens de Alan Moore e Neil Gaiman comparadas às de Frank Miller e o aprofundamento sobre Pop Art reiteram o contexto sócio-histórico da pós-modernidade. Assim, refere-se à trajetória de Frank Miller na produção de história em quadrinhos, e suas contribuições imagísticas. A visualidade de Frank Miller é analisada e interpretada à luz da Hermenêutica de Profundidade de Thompson, revelando multiplicidades, hibridações e apropriações contextualizadas na visualidade pós-moderna. Essas noções ligam a obra de Frank Miller à comunicação visual contemporânea. Percebeu-se a sobrevivência do mito na visualidade de Frank Miller e suas possibilidades de interpretação na comunicação visual.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427392.pdf: 14608041 bytes, checksum: dc05945bf934b983e339bf529bd5fb78 (MD5) Previous issue date: 2010-05-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13910/427392.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpor
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpor
dc.subjectIMAGEMpor
dc.subjectHISTÓRIA EM QUADRINHOSpor
dc.subjectMILLER, FRANK - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleOs 300 espartanos de Frank Miller : traço, cor e nankin reinterpretam o mito na pós-modernidadepor
dc.typeDissertaçãopor
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