Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4409
Tipo do documento: Tese
Título: Design entre aspas : indícios de autoria nas marcas da comunicação gráfica
Autor: Weymar, Lúcia Bergamaschi Costa 
Primeiro orientador: Cauduro, Flávio Vinicius
Resumo: Design entre aspas é uma tese que parte dos pressupostos de que toda a comunicação se baseia em relações de alteridade, de que são indissociáveis os sujeitos e seus objetos e, sendo assim, de que a autoria (ou a neutralidade) presente no portfólio de um comunicador é efeito intencional das interlocuções estabelecidas. Neste cenário, se questiona: Que indícios de autoria podem ser verificados nos diferentes projetos de identidade visual de um mesmo designer em que as relações de comunicação e alteridade entre ele e seus clientes diferem? Na tentativa de buscar respostas à questão a tese objetiva construir uma estratégia teóricometodológica para o entendimento do processo de design e do circuito da comunicação gráfica com o intuito de verificar indícios de autoria em projetos de marcas. A partir da perspectiva da sociologia compreensiva que estimula vários ângulos de análise para cada objeto de análise a pesquisa problematiza o design autoral explorando-o e analisando-o em suas dimensões contextuais, teóricas e empíricas num recorte que perpassa os últimos quarenta anos. Contextualmente, examina o imaginário coletivo no que se refere a marcas projetadas a datar de 1965 através da pesquisa bibliográfica e documental. Teoricamente, pesquisa a autoria em design e seus efeitos comunicacionais pelo interior de variados dispositivos criativos tais como as discussões pós-estruturalistas acerca de autoria, os discursos estadunidenses e britânicos por elas instaurados, a teoria semiótica, os estudos acerca de identidade cultural e identidade visual e, enfim, as teorias e métodos projetuais em design. Empiricamente, descreve, analisa e interpreta marcas gráficas de designers de renome nacional por meio da experiência factual de entrevistas com eles realizadas, de onde emergem simultaneamente generalizações e particularizações coerentes, ainda que polêmicas, com a pesquisa pós-moderna em design gráfico.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO VISUAL
COMUNICAÇÃO GRÁFICA
DESIGN GRÁFICO
MARCAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: WEYMAR, Lúcia Bergamaschi Costa. Design entre aspas : indícios de autoria nas marcas da comunicação gráfica. 2010. 437 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4409
Data de defesa: 29-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422986.pdfTexto Completo3,96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000422986-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdfTexto Completo - Anexo A150,31 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000422986-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdfTexto Completo - Anexo B118,83 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000422986-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdfTexto Completo - Anexo C196,5 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000422986-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdfTexto Completo - Anexo D287,09 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.