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dc.creatorSilva, Iara Silva da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556538J3por
dc.contributor.advisor1Ramos, Roberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:05Z-
dc.date.available2007-01-03-
dc.date.issued2006-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Iara Silva da. Comunicação : uma leitura da complexidade na marca Chanel. 2006. 267 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4401-
dc.description.resumoNesta tese, estudaremos a Marca Chanel nas suas interfaces com a comunicação e com o Mito. Buscaremos, em especial, a compreensão do paradoxo enfermidade versus perenidade, visto que a noção de Marca está vinculada ao tempo, indispensável à sua edificação. A Moda, por sua vez, nos remete à idéia de efemeridade, sua noção de tempo está associada à validade de coleção de uma estação. A fim de fundamentarmos a nossa reflexão, elegemos alguns teóricos, enfocando algumas das categorias usadas por eles, quais sejam: Comunicação, de Morin, a qual é acompanhada das subcategorias Marca, Identidade e Cor , trabalhadas por Semprini e Farina, respectivamente; Moda, de Lipovetsky; e Poder, de Barthes. Elegemos, ainda algumas categorias , a posteriori: Antítese, Imaginário e Cultura, de Barthes; e Pós-Modernidade, de Maffesoli. Como guia para nossa compreensão, será adotado o Paradigma da Complexidade. Através dele, percebemos que as causas da Complexidade são diversas, e que tendem a se movimentar em espiral, abrigando antíteses e incertezas, que sob olhares diferentes, nos propiciam a visão de um caleidoscópio. A Semiologia de Barthes nos acompanhará nesta trajetória, prestando-se de técnica pela qual observaremos a Comunicação da Marca Chanel. Durante nosso percurso, evidenciaremos questões no campo da conotação: o Mito, elemento condicionante da realidade social, que eterniza a naturaliza a Marca Chanel e a Identidade da Marca, que se alicerça na liberdade de movimentos e no conforto feminino. Chanel nos remete à mulher, mais especificadamente, à Terceira Mulher, aquela que é livre, porém, simultaneamente, submissa.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385917.pdf: 7880471 bytes, checksum: 0d923bdf780bf9da4321308923280f1a (MD5) Previous issue date: 2006-11-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13833/385917.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMARCAS (PROPAGANDA)por
dc.subjectMODA - SEMIOLOGIApor
dc.subjectCOMPLEXIDADE (FILOSOFIA)por
dc.subjectMARCAS - CHANELpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação : uma leitura da complexidade na marca Chanelpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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