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dc.creatorAcauan, Ana Paula Bragaglia-
dc.contributor.advisor1Ramos, Roberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:02Z-
dc.date.available2009-12-18-
dc.date.issued2009-12-03-
dc.identifier.citationACAUAN, Ana Paula Bragaglia. Comunicação : Correio do Povo na gestão Ribeiro : ideologia e poder. 2009. 235 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4390-
dc.description.resumoO presente estudo aborda o perfil do Correio do Povo durante o comando do empresário Renato Bastos Ribeiro (1986-2007). Além das referências bibliográficas sobre a história do jornal, realizamos entrevistas com personagens que participaram do veículo nesse período ou representavam governos e puderam relatar a importância do ressurgimento do centenário, a sua tradição, as relações com as administrações estaduais e o dia a dia jornalístico. Essa parte integra o primeiro capítulo. Para investigar as características do Correio do Povo, levamos em conta também algumas de suas publicações em momentos significativos para o Rio Grande do Sul: a privatização da CRT (segundo capítulo) e a desistência da Ford de instalar uma montadora no município de Guaíba (terceiro capítulo). O primeiro é retratado em cinco matérias jornalísticas (capas de 25 de julho de 1997, 26 de agosto de 1997 e 22 de junho de 1998 e duas na Editoria de Política página 2 de 2 de junho de 1998) e um editorial (capa de 18 de agosto de 1997). A investigação sobre a saída da Ford se baseia em cinco matérias jornalísticas (manchete na capa de 1° de abril de 1999 e quatro matérias da editoria de Economia em 30 de abril de 1999 páginas 10 e 11) e um editorial (capa de 8 de outubro de 1997). O método utilizado, a Hermenêutica de Profundidade, de Thompson, por meio de Pesquisa Qualitativa, nos propicia um olhar sociológico sobre o objeto. Na Análise Formal ou Discursiva, optamos pelas estratégias da Ideologia, também de Thompson, adequadas ao tópico de estudo. O referencial teórico é composto pelas seguintes categorias a priori: Mídia, Globalização, Cultura, Ideologia e Poder, todas conforme Thompson. Essa base e o foco nos fatos marcantes do período Ribeiro nos permitiram constatar a influência da visão mercadológica do empresário nos destinos e nas escolhas do jornal. A posição adotada esteve relacionada aos interesses econômicos do dono em 21 anos de Poder.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419138.pdf: 1448620 bytes, checksum: 8c4bd97ba5eef790c612ec8022c0519a (MD5) Previous issue date: 2009-12-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13782/419138.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectMÍDIA IMPRESSApor
dc.subjectCORREIO DO POVO (JORNAL) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectIDEOLOGIASpor
dc.subjectPODERpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação : Correio do Povo na gestão Ribeiro : ideologia e poderpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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