Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4378
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência ideológica das assessorias de imprensa no telejornalismo gaúcho
Autor: Antunes Junior, Fernando Simões 
Primeiro orientador: Costa, Cristiane Finger
Resumo: Estudo sobre como as assessorias de imprensa influenciam ideologicamente os telejornais gaúchos durante os processos de escolha, produção e edição de reportagens, tendo por base o conceito de ideologia como o uso das formas simbólicas para estabelecer ou sustentar relações de dominação. A partir de uma análise hermenêutica, baseada nos conceitos de John Thompson e aplicada a dados coletados através da observação participante, os programas Jornal do Almoço, SBT Rio Grande e TVE em Dia são investigados como construtos simbólicos a serviço da ideologia, alimentados por assessorias de imprensa de instituições públicas e privadas com interesses específicos em conquistar a opinião pública.
Palavras-chave: ASSESSORIA DE IMPRENSA
TELEJORNALISMO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
IDEOLOGIAS
HERMENÊUTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: ANTUNES JUNIOR, Fernando Simões. A influência ideológica das assessorias de imprensa no telejornalismo gaúcho. 2009. 193 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4378
Data de defesa: 13-Abr-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
412314.pdfTexto Completo1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.