Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/436
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dimensões constitutivas da ação profissional : particularizando o trabalho do assistente social em unidades de diálise
Autor: Volker, Emanuelle Silveira 
Primeiro orientador: Bellini, Maria Isabel Barros
Resumo: O presente estudo investiga o trabalho dos Assistentes Sociais junto a usuários com doença renal crônica em Unidades de Diálise de Hospitais e Clínicas de Porto Alegre/ RS. A amostragem desta pesquisa caracteriza-se por ser não probabilística intencional, pois os sujeitos foram selecionados pela facilidade de acesso a informação e pela disponibilidade dos mesmos em participar deste estudo (MARCONI; LAKATOS, 2003). Têm-se como sujeitos dessa pesquisa sete (7) assistentes sociais que trabalham em Unidades de Hemodiálise/Diálise Peritoneal. Discutir sobre como se (re)inventa a ação profissional no mundo do trabalho hoje, foi o pano de fundo para a compreensão dos entraves e possibilidades expressas no cotidiano profissional da realidade investigada. A análise da Política de Saúde, tanto de sua história quanto de seu panorama atual, apresentou-se como fundamental para dialogar sobre os desafios que se colocam aos profissionais na contemporaneidade. Desafios que perpassam os distintos espaços sócioocupacionais e que, por vezes, se particularizam no âmbito da Saúde e nos espaços institucionais pesquisados. Perceber a alienação/estranhamento, que perpassam os processos de trabalho que permeiam as Instituições, assinala que o trabalho profissional não se mostra meramente alienado, revelando um cotidiano profissional tencionado e tencionante entre a alienação e a desalienação, isto é, este estudo investigativo demonstra que, com os reflexos do mundo do trabalho, o cotidiano profissional constitui-se em um contaditório espaço de inquietações, interações, intervenções, desafios e motivações profissionais.
Palavras-chave: ASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DIÁLISE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: VOLKER, Emanuelle Silveira. Dimensões constitutivas da ação profissional : particularizando o trabalho do assistente social em unidades de diálise. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/436
Data de defesa: 12-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
411890.pdfTexto Completo1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.