Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4356
Document type: Tese
Title: Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual
Author: Pithan, Flávia Ataide 
Advisor: Rahde, Maria Beatriz Furtado
Abstract (native): O presente trabalho discute as imagens de Lichtenstein enquanto comunicação. Tais imagens são responsáveis pela geração de uma linguagem visual própria instituída pela comunicação visual contemporânea, uma vez que existe a identificação do homem pós-moderno com o estilo do artista. A hermenêutica de profundidade de John Thompson foi à metodologia escolhida para viabilizar o desenvolvimento desta tese. Inicialmente aborda-se a história da comunicação visual e suas transformações influenciadas pelas tecnologias. Apos tratam-se questões teóricas relacionadas com a imagem e o imaginário. As vanguardas são abordadas no que tangem a Pop Art, movimento artístico do qual participou Lichtenstein e que antecipa a visualidade pós-moderna. O estilo Lichtenstein é apropriado pela comunicação visual pós-moderna, pois, dentre outros fatores, é também mais facilmente empregado através das novas tecnologias da informática. Assim, as limitações inerentes a períodos anteriores relacionadas com a criação, a produção e a reprodução de imagens foram superadas. As imagens modernas do artista são analisadas e interpretadas para posteriormente fornecerem aporte ao entendimento das apropriações pós-modernas. As imagens são facilmente interpretadas pelo homem contemporâneo via imaginário, sendo condizentes com as características da configuração sócio-cultural da atualidade, a condição pós-moderna. Suas imagens envolvem as noções de projeto, de reprodução, de simplificação, de comunicação direta, de trabalho em equipe, de apropriação, de releitura e até mesmo da estética da banalidade. Essas noções permeiam a comunicação visual contemporânea, sendo Lichtenstein um artista revolucionário. Percebeu-se que a imagem é um importante vetor de socialização e que o intercâmbio entre áreas como arte, publicidade, design e cultura popular potencializa a comunicação visual
Keywords: LICHTENSTEIN, ROY - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
PÓS-MODERNIDADE
IMAGENS - REPRESENTAÇÃO
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: PITHAN, Flávia Ataide. Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual. 2008. 219 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4356
Issue Date: 31-Oct-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
407451.pdfTexto Completo12.92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.