Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4352
Document type: Tese
Title: Comunicação, socialidade e educação on-line
Author: Roesler, Jucimara 
Advisor: Gerbase, Carlos
Abstract (native): Esta Tese Doutoral em Comunicação Social descreve as principais características relacionadas às práticas socioeducativas que são engendradas nas Comunidades Virtuais de Aprendizagem CVAs, lócus do ensino e da aprendizagem de sujeitos que realizam os seus estudos através da educação online. A conectividade e a mobilidade de alunos e professores estão associadas à utilização dos mecanismos sociais e técnico-educativos na CVA, definidos nesta investigação como dispositivos de enunciação, didático, de comunicação e de conectividade, os quais são estruturados a partir do desenho pedagógico e acionados pelas socializações, e que viabilizam as ações dos sujeitos, pois se constituem como as vias de acesso para as informações e os serviços educacionais disponibilizados virtualmente, configurando as relações sociais de uma CVA e um comportamento on-line pautado na tele-ação e na tele-educação. As mobilidades dos alunos pelos dispositivos podem ser representadas por meio de vetores que são simulacros dos processos socioeducativos instaurados na CVA, pois representam o agrupamento dos dispositivos acionados pelos agentes para prover as ações referentes às avaliações, ao suporte técnico e pedagógico, aos materiais didáticos, às informações, às interações, e o entrecruzamento destas ações está associado aos processos intelectuais, cognitivos e sociais decorrentes da educação on-line. Na educação on-line os alunos vivenciam um contexto cibercultural em que preponderam as relações sociais e comunicativas mediatizadas pelo universo institucional, porém quando estes alunos se matriculam na Universidade Virtual passam a compor um agrupamento de pessoas que se relacionam a partir de uma rede de contatos previamente disponibilizada pela instituição, ou seja, a CVA como lócus em que se efetivam relações de sociabilidade também se constitui como lócus potencializador de socialidade, uma vez que as pessoas que dela participam, durante seu percurso universitário, constituem novos subgrupos para socializações em espaços virtuais paralelos, de acordo com as afinidades, com os interesses e com as identificações em projetos que tem como viés central viver outra experiência que não a educativa, superando neste ponto a relação formal e institucional.
Keywords: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SOCIALIZAÇÃO (EDUCAÇÃO); CIBERCULTURA
COMUNICAÇÃO
CIBERESPAÇO
ENSINO SUPERIOR
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: ROESLER, Jucimara. Comunicação, socialidade e educação on-line. 2008. 505 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4352
Issue Date: 27-Aug-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
406658.pdfTexto Completo2.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.