Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4324
Tipo do documento: Tese
Título: Comunicação, epistemologia e tecnologia em Edgar Morin
Autor: Dias, Celso Osório da Silva 
Primeiro orientador: Silva, Juremir Machado da
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir alguns aspectos essencias da epistemologia da comunicação, privilegiando os tópicos discutidos por pesquisadores do GT de Epistemologia da Comunicação da Compós desde 2001 quando foi criado. Qual é a delimitação do campo da comunicação? Qual é objeto da comunicação? Pode-se considerar que as revoluções tecnológicas orientam a comunicação? Estas são algumas das interrogações nodais que enfrentam aqueles que se dedicam a investigar teoricamente as questões referentes às ciências da comunicação, a Comunicação e a comunicação. A partir da identificação destes dilemas epistemológicos apontados por pesquisadores da área da Comunicação, procura-se fazer dialogar tais questões com às idéias apresentadas pelo paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin, nos seis volumes de O Método escritos e publicados entre 1977 e 2004. São obras que refletem a preocupação com a produção do conhecimento cienífico, sendo concebida pelo próprio autor como uma síntese de seu pensamento epistemológico. O paradigma da complexidade de Morin, que se contrapõe a epistemologia moderna, tem sido um instrumento útil na revisão de pressupostos teóricos e metodológicos em diversas áreas do saber a partir da segunda metade das últimas décadas o século XX. Acredita-se nesta pesquisa que o mesmo pode acontecer em relação à reflexão sobre os fenômenos e as teorias da comunicação. Após analisar o que poderia ser a resposta Morineana para os quetionamentos epistemológicos da comunicação, busca-se refletir sobre a relevância do pensamento tecnológico no pensamento comunicacional pautado por uma epistemologia complexa da comunicação.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
EPISTEMOLOGIA
COMPLEXIDADE
MORIN, EDGAR - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: DIAS, Celso Osório da Silva. Comunicação, epistemologia e tecnologia em Edgar Morin. 2007. 212 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4324
Data de defesa: 16-Ago-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399479.pdfTexto Completo800,01 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.