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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jocenir de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130299D7por
dc.contributor.advisor1Grossi, Patricia Krieger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788521J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:20:07Z-
dc.date.available2009-02-09-
dc.date.issued2009-01-13-
dc.identifier.citationSILVA, Jocenir de Oliveira. Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/426-
dc.description.resumoO movimento que visa a inclusão social das Pessoas Com Deficiência, teve como fator determinante o reconhecimento de que somos todos constituídos de características naturalmente diferentes. Desse modo propomos processo de pesquisa, buscando, investigar de que maneira as Políticas vem contribuindo para o processo da Inclusão Social das Pessoas Com Deficiência objetivando subsidiar iniciativas que possibilitem o fortalecimento das ações Inclusivas. Também buscamos verificar as estratégias utilizadas para Incluir as Pessoas com Deficiência, buscando fortalecer o processo de Inclusão. Neste caso, para desvendarmos como vem sendo conduzidos os Processos Educacionais Inclusivos, realizamos pesquisa qualitativa, indo a campo na Rede Educacional de Carazinho RS, abordando gestores, professores família e usuários. Utilizamos as Categorias, Totalidade, Historicidade e Contradição, que constituem o Método Dialético Crítico, numa perspectiva de entender, explicar e potencializar a realidade que compreende a Educação Inclusiva no espaço pesquisado. Os resultados apontam para a necessidade de um aprimoramento da rede de atendimento, onde saúde educação e assistência social fortaleçam a inclusão das Pessoas Com Deficiência. O campo da Inclusão fundamenta-se na concepção das diferenças. Sejam pessoas com deficiência, ou qualquer pessoa que por algum motivo encontra-se segregada dos espaços que lhes são de direito. É preciso também que todos sejam educados para conceber o diferente, livre de qualquer possibilidade de exclusão, ao contrário, estaremos cultivando o preconceito arraigado das experiências do passado.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408706.pdf: 1955495 bytes, checksum: 585f53d7653ff02d1f36eb9cb6478dd3 (MD5) Previous issue date: 2009-01-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6585/408706.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectINCLUSÃO SOCIAL - BRASILpor
dc.subjectPOLÍTICAS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleProcessos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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