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dc.creatorTürck, Maria da Graça Maurer Gomes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778630E4por
dc.contributor.advisor1Prates, Jane Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778897D1por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:20:05Z-
dc.date.available2008-11-06-
dc.date.issued2008-05-30-
dc.identifier.citationTÜRCK, Maria da Graça Maurer Gomes. O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social. 2008. 21 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/418-
dc.description.resumoA articulação entre a teoria e a prática em Serviço Social se constitui no problema desta pesquisa. Para respondê-la, o lócus privilegiado foram os espaços acadêmicos, a assessoria e a consultoria - lugares em que a falsa dicotomia entre a teoria e a prática se expressava com mais intensidade. Inicialmente se buscou nas disciplinas ministradas no curso de Serviço Social da ULBRA/Canoas, Questão Social e Processo de Trabalho V, esta articulação em que se operacionalizou o Método Dialético Materialista na formação, através da Metodologia da Prática Dialética, oportunizando a sua utilização com a Rede Interna, como estratégia pedagógica, onde a arte (cinema e teatro) e o lúdico se constituíram como elementos fundamentais à mediação do ensino-aprendizagem. A Metodologia da Prática Dialética se constituiu na ponte para materializar o Método na intervenção. A síntese provisória de toda esta pesquisa - a articulação entre as áreas de conhecimento e as da intervenção - foi concretizada na disciplina Práticas em Serviço Social I, processo que é explicitado dando-se visibilidade a sua aplicação junto aos alunos que a cursaram e que posteriormente referendaram o processo. Logo, esta pesquisa traz para o contexto profissional uma contribuição no sentido de dar luz a possibilidades pedagógicas e de intervenção de se articular a teoria e a prática a partir da Metodologia da Prática Dialética - indicando o lugar do Método na formação e na intervenção de um profissional de Serviço Social que se queira comprometido, crítico e propositivo para o enfrentamento às expressões da Questão Socialpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:20:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 406202.pdf: 144494 bytes, checksum: 098af0e4008254eac075584004038bd0 (MD5) Previous issue date: 2008-05-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6391/406202.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectMATERIALISMO DIALÉTICOpor
dc.subjectSERVIÇO SOCIAL - METODOLOGIApor
dc.subjectDIALÉTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleO lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço socialpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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