Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/408
Document type: Dissertação
Title: O vôo da borboleta : desenvolvendo o processo de transformação da política de assistência social no município de Cachoerinha a partir da implementação do SUAS
Author: Lima, Andreia Saraiva 
Advisor: Maciel, Ana Lúcia Suárez
Abstract (native): O presente trabalho, elaborado no PPGSS/PUCRS, versa sobre o processo de implementação e implantação do Sistema Único de Assistência Social no Município de Cachoeirinha/RS, utilizando a metáfora da borboleta de forma a apontar as transformações inerentes ao processo de materialização deste Sistema. A escolha desse tema deve-se a recente existência do SUAS, necessitando de sucessivas aproximações a respeito, bem como constituir importante avanço à Política de Assistência Social em nível nacional e, como não poderia ser diferente também em Cachoeirinha. Trata-se de um importante momento de transição que passa a constituir a história brasileira e como tal, merece ser registrado em seu processo de desenvolvimento. O objetivo geral da pesquisa foi de contribuir com subsídios à política de Assistência Social no Município e, para tanto, privilegiou-se a contextualização da Política de Assistência Social em seu processo de desenvolvimento histórico a fim de proporcionar maior compreensão acerca de sua condição atual. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa que teve como sujeitos os gestores e membros do Conselho Municipal de Assistência Social CMAS. Como técnicas de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionário e a realização de grupo focal. O tratamento e análise dos dados foram realizados a partir da análise de conteúdo. Destaca-se com os resultados do estudo a processualidade da implementação e implantação do SUAS no Município e suas particularidades no que se refere à gestão e controle social. Como conclusões provisórias extrai-se que a Política de Assistência Social obteve importantes avanços a partir do empenho individual e coletivo de profissionais da área, mesmo enfrentando significativos limites de ordens diversas como a precária estrutura física, de recursos humanos e os múltiplos atravessamentos político-partidários, estes últimos inerentes à gestão pública nas diversas esferas de governo. Conclui-se, por fim, que Cachoeirinha está em pleno processo de implementação e implantação do Sistema Único no Município, enfrentando os limites impostos por um conjunto de fatores e, buscando cotidianamente o seu enfrentamento, com vistas ao pleno desenvolvimento do SUAS.
Keywords: SERVIÇO SOCIAL
ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLITICA ASSISTENCIAL
POLÍTICA SOCIAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Serviço Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: LIMA, Andreia Saraiva. O vôo da borboleta : desenvolvendo o processo de transformação da política de assistência social no município de Cachoerinha a partir da implementação do SUAS. 2008. 182 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/408
Issue Date: 27-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
401540.pdfTexto Completo1.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.