Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3989
Document type: Dissertação
Title: Investimentos dos fundos de pensão no Brasil : restrições às alocações em projetos com preocupações socioambientais
Author: Alves, Fábio Soares
Advisor: Reis, Carlos Nelson dos
Abstract (native): Esta dissertação procura discutir a relevância dos fundos de pensão para o desenvolvimento econômico e social, concentrando-se nas restrições as alocações dos recursos dessas entidades em projetos com preocupações socioambientais. Portanto, é realizada uma revisão da literatura econômica sobre os fundos de pensão e discutida a sua relação com o crescimento e o desenvolvimento econômicos. A partir de uma revisão conceitual e histórica, utiliza-se a estratégia de pesquisa de estudo de caso, tendo como amostra do sistema de previdência complementar os três maiores fundos de pensão do Brasil (Previ, Petros, Funcef), para, dentro do contexto real dessas entidades, analisar as suas políticas de investimentos. A quase-totalidade dos investimentos dos fundos de pensão estão alocados nos segmentos de renda fixa e de renda variável, sendo o mercado financeiro e o de capital os principais destinos dos ativos sob a gestão das entidades, evidenciando as variações nas taxas de juros, nos preços das ações e em outros índices como os principais fatores de risco das operações de remuneração dos recursos. As alocações de recursos em projetos com preocupações socioambientais possuem restrições dos fundos de pensão, que são: a lógica do curto prazo conjugada aos juros altos, a regulamentação dos fundos de pensão e a ética utilizada nas finanças. Os dados apresentados pelos três maiores fundos de pensão brasileiros mostram uma pequena participação da carteira de aplicações dessas entidades em projetos com preocupações socioambientais, mas as políticas de investimentos traçadas para o futuro apontam um aumento gradual e irreversível de investimentos socialmente responsáveis. Os fundos de pensão começam a orientar as empresas nas quais participam a observarem um crescimento sustentado e uma postura socialmente responsável.
Keywords: ECONOMIA - BRASIL
INVESTIMENTOS
FUNDO DE PENSÃO EMPRESARIAL - BRASIL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
INVESTIMENTOS - BRASIL
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
GOVERNANÇA CORPORATIVA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Citation: ALVES, Fábio Soares. Investimentos dos fundos de pensão no Brasil : restrições às alocações em projetos com preocupações socioambientais. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3989
Issue Date: 17-May-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
392448.pdfTexto Completo1.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.