Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3940
Tipo do documento: Dissertação
Título: Religião e desenvolvimento : uma análise da influência do catolicismo e protestantismo no desenvolvimento econômico da Europa e América
Autor: Souza, Nilson Levi Zalewski de 
Primeiro orientador: Souza, Nali de Jesus de
Resumo: O desenvolvimento econômico dos países da Europa e América, nunca foi igual em todos os períodos da história, um dos motivos plausíveis é a influência religiosa, pois cada religião possui sua doutrina, sua ética e moral e conseqüentemente influencia o modo de vida das pessoas e sua relação com o dinheiro. Para Max Weber, a ética protestante foi responsável pelo espírito capitalista existente e os países de doutrina protestante apresentaram prosperidade muito maior que os católicos; estes últimos por sua vez, rejeitam a tese de Max Weber e a doutrina calvinista da justificação, na qual o homem é salvo pela fé e não pelas obras, ao mesmo tempo em que o homem é predestinado à salvação ou à perdição. Os calvinistas dizem que um dos sinais da predestinação à salvação é a prosperidade econômica e a riqueza pessoal, enquanto para o catolicismo a riqueza é celestial e o enriquecimento pessoal sem um fim social é condenável. Um teste matemático e outro econométrico foram feitos para testar a hipótese se os países protestantes ainda apresentam tendência de maior desenvolvimento econômico que os católicos. Para os 20 primeiros países do ranking do IDH da ONU para Europa e América, as diferenças religiosas aparecem nas diferentes rendas per capita. O grupo de países católicos apresentou renda per capita inferior ao grupo de influência religiosa mista, e o grupo de protestantes apresentou renda per capita superior aos outros dois grupos. A regressão tendo a renda per capita como variável dependente e os percentuais religiosos de cada país como variáveis explicativas, apresentaram tendências de que os países protestantes apresentam renda per capita maior e os católicos apresentam renda per capita menor. Porém, a religião apresentou influência apenas indireta na taxa de natalidade, expectativa de vida e taxa de alfabetização, utilizando-se dados do ano de 2005 e 2006 para todos os países da Europa e América com médio e alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Palavras-chave: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
RELIGIÃO E SOCIEDADE
CATOLICISMO
PROTESTANTISMO
RELIGIÃO E ÉTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Citação: SOUZA, Nilson Levi Zalewski de. Religião e desenvolvimento : uma análise da influência do catolicismo e protestantismo no desenvolvimento econômico da Europa e América. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3940
Data de defesa: 22-Jan-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
388420.pdfTexto Completo1,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.