Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3902
Document type: Dissertação
Title: Setor arrozeiro : panorama da produção e da competitividade no mercosul e da localização espacial da atividade no Rio Grande do Sul
Author: Ayres, Alberto José Silva 
Advisor: Souza, Osmar Tomaz de
Abstract (native): O presente trabalho de pesquisa é um conjunto de dois artigos que possuem como tema o setor arrozeiro. A escolha do tema deve-se ao fato da importância que o cereal tem em termos mundiais já que é um produto cultivado em todos os continentes e também serve para a segurança alimentar, sendo que inclusive a ONU1 decretou em 2004 o ano mundial de arroz a fim de discutir o aumento da produção de arroz no mundo com o intuito de diminuir a fome mundial. Outro fator que contribuiu para a escolha deste tema é a importância que o produto possui para os países do MERCOSUL2 e principalmente para o Brasil, que é o maior produtor é o maior demandante do produto, além de ser o maior importador do produto no bloco, já que a produção interna é insuficiente para atender o consumo local. Ainda dentro deste contexto, cabe destacar a produção orizícola do Rio Grande do Sul que é a maior do país, sendo um produto de destaque dentro do setor agroindustrial gaúcho e, desta forma, faz jus a um estudo focado no setor. O primeiro artigo mostra o estudo do setor arrozeiro nos países do MERCOSUL. Dada a importância econômica que o produto tem para o bloco, já que representa cerca de 40% do total produzido dentro do continente americano, apresenta-se um panorama da produção do Brasil, do Uruguai, da Argentina e do Paraguai. Assim buscou-se averiguar dentro do perfil produtivo de cada país quais são as potencialidades do setor nas esferas de produção, industrialização e comercialização. Fez-se, ainda, uma análise do comércio internacional a fim de verificar a competitividade do setor dentro de cada país. Visando verificar a competitividade do setor perante o comércio internacional, foi utilizado o Índice de Competitividade Revelada para identificar o quanto cada país é competitivo dentro do cenário mundial.O segundo trabalho traça um perfil da orizicultura gaúcha, visto que o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de arroz, representando 60% do total da produção nacional. O estado caracteriza-se por plantar exclusivamente o arroz irrigado, e deve o desenvolvimento deste tipo de manejo principalmente aos fatores climáticos favoráveis da região e aos investimentos feitos em pesquisa e infra-estrutura. No artigo analisa-se o perfil da indústria arrozeira localizada no estado, à luz de teorias da economia do desenvolvimento regional. Além disso, verificou-se os principais produtos oriundos destas indústrias, bem como os principais mercados consumidores destes produtos e as dificuldades apresentadas pelo setor até o momento. Assim a dissertação será composta pelo primeiro artigo intitulado Panorama da produção e competitividade do setor orizícola dos países pertencentes ao MERCOSUL e o segundo artigo Indústria Arrozeira no Rio Grande do Sul: estrutura produtiva e localização espacial da atividade.
Keywords: ECONOMIA
COMPETITIVIDADE
ARROZ - PRODUÇÃO - RIO GRANDE DO SUL
MERCOSUL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Citation: AYRES, Alberto José Silva. Setor arrozeiro : panorama da produção e da competitividade no mercosul e da localização espacial da atividade no Rio Grande do Sul. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3902
Issue Date: 31-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
427695.pdfTexto Completo1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.