Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3879
Document type: Dissertação
Title: Indústria, agricultura e serviços na economia catarinense : do desenvolvimento regional a formação de arranjos produtivos locais
Author: Pinheiro, Fabrini Aparecida 
Advisor: Fochezatto, Adelar
Abstract (native): O objetivo desta dissertação é retratar a estrutura produtiva do estado de Santa Catarina e identificar, através de análise empírica, os arranjos produtivos locais, mensurando a dinâmica econômica do Estado. A metodologia utilizada para identificar os APLs consiste na estimação dos dados por meio de técnica estatística de Análise Multivariada Componentes principais -, a qual utiliza indicadores regionais para determinar um Índice de Concentração Normalizado, que permite o conhecimento dos padrões de distribuição das atividades econômicas. Considerou-se como variável o número de empregos distribuídos por setores de atividade, conforme estatísticas da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). A estimação do índice é dada a partir da divisão de 42 setores produtivos, para os anos de 1995, 2000 e 2008. A metodologia decompõe as medidas regionais como forma de constatar os fluxos das atividades produtivas em diferentes atividades econômicas, descrevendo a estrutura produtiva de cada microrregião do Estado. Além da constatação da concentração produtiva, o estudo também contribuiu com um leque de evidências acerca do Gini Regional e Setorial. E, por fim, analisou-se a relação dos APLs com o índice de Gini, em que se chega à conclusão de que a economia do estado catarinense apresenta como características a diversificação de atividades e setores especializados.
Keywords: ECONOMIA - SANTA CATARINA
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SANTA CATARINA - CONDIÇÕES ECONÔMICAS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Citation: PINHEIRO, Fabrini Aparecida. Indústria, agricultura e serviços na economia catarinense : do desenvolvimento regional a formação de arranjos produtivos locais. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3879
Issue Date: 26-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422905.pdfTexto Completo4.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.