Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerrari, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211975H7por
dc.contributor.advisor1Stulp, Valter Jose-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783184U3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:26:45Z-
dc.date.available2008-07-11-
dc.date.issued2008-04-30-
dc.identifier.citationFERRARI, Vanessa. O mercado de cervejas no Brasil. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3856-
dc.description.resumoO presente estudo aborda as questões relacionadas à indústria cervejeira, os benefícios trazidos por ela como geração de emprego e renda bem como os prejuízos para a sociedade advindos do consumo exagerado do álcool. Desta forma, os benefícios de políticas públicas que aumentam a produção da cerveja são contrabalançados pelas desvantagens provenientes do aumento do consumo de álcool. Por meio de uma metodologia de séries temporais, são identificadas as principais variáveis explicativas que interferiram no consumo do produto no período de 1985 até 2006. Através dos resultados obtidos, é possível identificar alternativas de políticas públicas adequadas ao gerenciamento da relação entre a arrecadação de impostos, geração de emprego e renda proveniente do mercado cervejeiro nacional e o custo social decorrente dos efeitos do álcool no organismo humano.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 402795.pdf: 850513 bytes, checksum: 7228eb5d0971bf5f5a426be680fd745b (MD5) Previous issue date: 2008-04-30eng
dc.description.sponsorshipSem agência de fomento-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13123/402795.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administraç, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectECONOMIApor
dc.subjectCERVEJA - INDÚSTRIApor
dc.subjectGERAÇÃO DE EMPREGO - BRASILpor
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectALCOOLISMO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectBEBIDAS ALCÓOLICASpor
dc.subjectBEBIDAS - CONSUMOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleO mercado de cervejas no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
402795.pdfTexto Completo830,58 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.