Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3846
Document type: Dissertação
Title: Os impactos da demanda por crédito de carbono sobre o mercado de certificações de reduções de emissões no Brasil, no âmbito do protocolo de quioto
Author: Santin, Maria Fernanda Cavaliéri Lima 
Advisor: Alvim, Augusto Mussi
Abstract (native): O objetivo deste estudo é estimar o tamanho do mercado potencial de Certificados de Reduções de Emissões, CREs, no âmbito do Protocolo de Quioto, para o período de 2008 a 2012. A partir desta estimativa, avaliam-se os efeitos causados pelo aumento da demanda dos CREs em possíveis cenários, no que refere à receita proveniente da comercialização dos CREs e dos investimentos afins. A metodologia utilizada, denominada Identidade Kaya, consiste no cálculo das emissões derivadas de fatores tais como a evolução da renda per capita, o crescimento populacional, a intensidade energética e a intensidade de dióxido de carbono, em cenários que tentam captar a adoção de tecnologias de menor potencial poluidor. O trabalho ainda se ocupa, primeiramente, em discutir as causas e os efeitos do aquecimento terrestre sobre a economia mundial. Em segundo, do Protocolo de Quioto e da metodologia necessária para a implantação de um projeto de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, MDL. Terceiro, da identificação das atividades promissoras no Brasil. Estes temas são organizados de maneira a responder a questão central do estudo, que é: quais serão os impactos do aumento da demanda mundial por reduções certificadas de carbono sobre o mercado de créditos de carbono brasileiro? A conclusão principal é que existe uma possibilidade de ganhos financeiros significativos, aliado à conservação ambiental. Ficou evidente a importância de haver políticas públicas que estimulem o investimento em MDL para que o País possa participar plenamente do mercado mundial como ofertante de certificados de reduções de emissões e também implementar uma política de mudança climática.
Keywords: ECONOMIA AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
GESTÃO AMBIENTAL
PROTEÇÃO AMBIENTAL
POLÍTICA AMBIENTAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Citation: SANTIN, Maria Fernanda Cavaliéri Lima. Os impactos da demanda por crédito de carbono sobre o mercado de certificações de reduções de emissões no Brasil, no âmbito do protocolo de quioto. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3846
Issue Date: 13-Nov-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
398121.pdfTexto Completo527.15 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.