Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3845
Tipo do documento: Tese
Título: A influência das políticas públicas de saúde e sua dimensão e perspectiva educativa para a sobrevivência infantil no Rio Grande do Sul : uma visão a partir de depoimentos de profissionais técnicos de saúde pública de nível superior
Autor: Faustini, Erico José 
Primeiro orientador: Mosquera, Juan José Mouriño
Resumo: A presente Tese de Doutorado objetivou estudar a influência das políticas públicas de saúde e sua dimensão e perspectiva educativa para a sobrevivência infantil no Rio Grande do Sul, através de uma pesquisa quanti-qualitativa, levantando depoimentos de técnicos de nível superior da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, que trabalham com as ações de saúde voltadas à infância, por meio de um questionário respondido por trinta técnicos e de entrevistas realizadas com nove técnicos selecionados entre os que trabalham nessas ações. A análise de conteúdo dos dados coletados gerou quatro categorias: reflexões sobre trajetórias profissionais na Secretaria da Saúde e a importância da Educação Continuada e da formação universitária contextualizadas; avanço nas questões da saúde pública infantil no Rio Grande do Sul nas últimas décadas através do resgate histórico dos profissionais em Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, em uma perspectiva de Educação para a Saúde; olhar reflexivo de técnicos da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul sobre as ações de Saúde e de Educação para a Saúde no passado, propiciando críticas sobre aquilo em que poderíamos ter avançado mais; visão dos técnicos da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul repensando as políticas públicas em Saúde e em Educação para a infância no estado como estratégia fundamental para o sucesso das ações de Saúde Pública. As conclusões foram as seguintes: priorizou-se no Rio Grande do Sul, em relação às políticas de Saúde Pública voltadas à infância, ações que tinham como foco de atenção as doenças prevalentes, modelo esse que esgotou-se pela evolução favorável das condições de saúde infantil; há necessidade da revisão dos currículos dos cursos formadores de profissionais que atuam na área de Saúde Pública, bem como necessidade da implementação de atividades de Educação Continuada para os atuais técnicos; as trocas dos diferentes governos prejudicou o avanço das ações de Saúde Pública, principalmente aquelas de longo prazo relacionadas à Educação de uma maneira geral e à Educação para a Saúde de modo específico; faltou maior integração entre os diferentes níveis de atuação da Secretaria da Saúde e os municípios, bem como maior participação nas tomadas de decisões pelo nível local. De acordo com o avanço das atuais condições de saúde infantil no Rio Grande do Sul, são feitas as seguintes recomendações: contemplar o conhecimento da realidade e a participação do nível local na elaboração das políticas de saúde; valorizar a condição de saúde em relação à presença da doença; incorporar ações educativas às ações de Saúde Pública voltadas à infância, através de ações intersetoriais que favoreçam o aumento do acesso e a progressão em termos de anos cursados no ensino formal pelas mulheres; propiciar o desenvolvimento de ações de Educação Social, de um modo geral e de Educação para a Saúde, de modo específico.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL
SAÚDE PÚBLICA
SAÚDE MATERNO-INFANTIL
MEDICINA PREVENTIVA
EDUCAÇÃO E SAÚDE
SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FAUSTINI, Erico José. A influência das políticas públicas de saúde e sua dimensão e perspectiva educativa para a sobrevivência infantil no Rio Grande do Sul : uma visão a partir de depoimentos de profissionais técnicos de saúde pública de nível superior. 2005. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3845
Data de defesa: 20-Jan-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
397405.pdfTexto Completo638,32 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.