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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3844
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação na política pública de inclusão digital :programa telecentro - município de Porto Alegre |
Autor: | Tonidandel, Iara Teresinha Coelho |
Primeiro orientador: | Morosini, Marília Costa |
Resumo: | Este estudo analisou o papel da educação no espaço de inclusão digital, Telecentro Lupicinio Rodrigues, promovido pela Política Pública Municipal de Inclusão Digital, em Porto Alegre. A pesquisa, ao investigar os aspectos que tangenciam e estruturam a referida política pública, o perfil do jovem que freqüenta o Telecentro Lupicinio Rodrigues, a concepção de educação e as práticas educativas realizadas nesse telecentro, a inclusão social e as transformações sociais à luz da inclusão digital, propôs ações almejando a continuidade dessa política. A abordagem adotada nessa pesquisa foi a de Estudo de Caso baseada em duas estratégias analíticas complementares: análise quantitativa e análise qualitativa. As técnicas utilizadas foram: pesquisa documental, observação direta, entrevista e aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 50 questionários e nove entrevistas com jovens que freqüentam o Telecentro Lupicinio Rodrigues. Além disso, ocorreram entrevistas com três gestores do Programa Telecentro e dois docentes e um monitor que atuam no referido telecentro. A análise dos dados foi realizada à luz dos princípios da técnica de Análise de Conteúdo. O estudo oportunizou a construção de conhecimento sobre três dimensões da política pública de inclusão digital: a conformação da política e seus fatores estruturantes e tangenciais, a gestão administrativa e financeira e a gestão da educação. Também foi possível delinear um perfil do jovem que freqüenta o Telecentro Lupicinio Rodrigues, apresentando informações quanto a seus aspectos socioeconômicos. Como resultado do trabalho foram evidenciadas, as dificuldades vividas pelos atores que interagem com o Telecentro Lupicinio Rodrigues, a importância da política pública de inclusão digital enquanto uma ação estratégica do Estado visando prevenir a violência e a criminalidade, o papel da educação na política de inclusão digital. Reforçar o processo dialético entre os coordenadores do Programa Telecentro, criar alternativas que visam minimizar as dificuldades financeiras, construir parcerias com instituições que possam agregar valor à educação adotada no Telecentro Lupicinio Rodrigues, foram algumas das propostas encaminhadas ao final do trabalho. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSÃO DIGITAL INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | TONIDANDEL, Iara Teresinha Coelho. Educação na política pública de inclusão digital :programa telecentro - município de Porto Alegre. 2007. 295 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3844 |
Data de defesa: | 10-Dez-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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