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dc.creatorSilva, Luciana Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768856D7por
dc.contributor.advisor1Engers, Maria Emília Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:54Z-
dc.date.available2007-08-09-
dc.date.issued2007-06-13-
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Ferreira da. Educaidade : para além da objetivação do educando. 2007. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3836-
dc.description.resumoO trabalho Educaidade: para além da objetivação do educando investiga relação-reducação num ambiente escolar construtivista, visionando a possibilidade da prática docente ir para além das representações que o educador possa fazer do educando e propondo um movimento de não-objetivação deste. Sustenta que para haver uma educação construtivista humanitária, o que neste estudo é chamado de Educaidade, é preciso pensar a inversão, ou seja, substituir a moral que está fundamento da educação conforme concebida pelas principais referências epistemológicas que sustentam as propostas construtivistas tradicionais pela ética da alteridade. A justificativa da propositura de tal inversão é o não reconhecimento da suficiência das tendências pedagógicas e filosóficas de tradição ocidental para a humanização de educadores e educandos. Pois, considera-se que ao nascer o homem não tem como garantia a sua humanidade. Ele pode tornar-se humano pela linguagem e ser capaz de educar e educar-se pelo testemunho de uma relação-educação ética. Para fazer a construção teórica desta tese, parte-se de legados de autores como Piaget (sujeito sócio-moral), Vygotsky (sujeito sóciohistórico) entre outros, base das tendências construtivistas atuais, aproximando-os de algumas idéias da filosofia levinasiana, tais como: alteridade, Eu, Mesmo, Outro, Rosto, Terceiro, Infinito, responsabilidade, fraternidade, entre outras. Deixa-se claro que não se teve por intenção sugerir ou estabelecer códigos de conduta moral. Tampouco se pretendeu invalidar ou desconstruir as referências filosóficas das propostas construtivistas tradicionais, mas ir além, pensando alternativas que possam dar conta das transformações exigidas pela atualidade. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso naturalístico de cunho etnográfico em duas escolas de Porto Alegre (RS-Brasil) com realidades socioculturais distintas. Participaram desta investigação uma turma de cada escola com crianças entre cinco e sete anos de idade e seus educadores. Este estudo demonstrou que as educadoras observadas foram capazes de rasgos de Educaidade, pois, em alguns momentos, mostraram-se ensinantesacolhedoras conseguindo transcender em suas práticas pedagógicas. Foi verificado, também, que estes momentos acontecem de modo ingênuo, assistemático e intuitivo, assim, coube a esta tese não apenas comprovar a possibilidade do educador de ir além da objetivação do educando, mas sustentar a importância e a necessidade de refletir sobre este movimento. E, ainda, chamar atenção de que o educador por sua prática docente pode permanecer o Mesmo em um ensinar e aprender não-transcendente ou transcender em Educaidade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393013.pdf: 4226833 bytes, checksum: 40466612fef538d1ad590b040032290d (MD5) Previous issue date: 2007-06-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12965/393013.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCONSTRUTIVISMOpor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectÉTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducaidade : para além da objetivação do educandopor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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