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Tipo do documento: Tese
Título: Educaidade : para além da objetivação do educando
Autor: Silva, Luciana Ferreira da 
Primeiro orientador: Engers, Maria Emília Amaral
Resumo: O trabalho Educaidade: para além da objetivação do educando investiga relação-reducação num ambiente escolar construtivista, visionando a possibilidade da prática docente ir para além das representações que o educador possa fazer do educando e propondo um movimento de não-objetivação deste. Sustenta que para haver uma educação construtivista humanitária, o que neste estudo é chamado de Educaidade, é preciso pensar a inversão, ou seja, substituir a moral que está fundamento da educação conforme concebida pelas principais referências epistemológicas que sustentam as propostas construtivistas tradicionais pela ética da alteridade. A justificativa da propositura de tal inversão é o não reconhecimento da suficiência das tendências pedagógicas e filosóficas de tradição ocidental para a humanização de educadores e educandos. Pois, considera-se que ao nascer o homem não tem como garantia a sua humanidade. Ele pode tornar-se humano pela linguagem e ser capaz de educar e educar-se pelo testemunho de uma relação-educação ética. Para fazer a construção teórica desta tese, parte-se de legados de autores como Piaget (sujeito sócio-moral), Vygotsky (sujeito sóciohistórico) entre outros, base das tendências construtivistas atuais, aproximando-os de algumas idéias da filosofia levinasiana, tais como: alteridade, Eu, Mesmo, Outro, Rosto, Terceiro, Infinito, responsabilidade, fraternidade, entre outras. Deixa-se claro que não se teve por intenção sugerir ou estabelecer códigos de conduta moral. Tampouco se pretendeu invalidar ou desconstruir as referências filosóficas das propostas construtivistas tradicionais, mas ir além, pensando alternativas que possam dar conta das transformações exigidas pela atualidade. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso naturalístico de cunho etnográfico em duas escolas de Porto Alegre (RS-Brasil) com realidades socioculturais distintas. Participaram desta investigação uma turma de cada escola com crianças entre cinco e sete anos de idade e seus educadores. Este estudo demonstrou que as educadoras observadas foram capazes de rasgos de Educaidade, pois, em alguns momentos, mostraram-se ensinantesacolhedoras conseguindo transcender em suas práticas pedagógicas. Foi verificado, também, que estes momentos acontecem de modo ingênuo, assistemático e intuitivo, assim, coube a esta tese não apenas comprovar a possibilidade do educador de ir além da objetivação do educando, mas sustentar a importância e a necessidade de refletir sobre este movimento. E, ainda, chamar atenção de que o educador por sua prática docente pode permanecer o Mesmo em um ensinar e aprender não-transcendente ou transcender em Educaidade.
Palavras-chave: CONSTRUTIVISMO
PRÁTICA DE ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ÉTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Luciana Ferreira da. Educaidade : para além da objetivação do educando. 2007. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3836
Data de defesa: 13-Jun-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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