Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3819
Document type: Dissertação
Title: Formação continuada de professores : experiências integradoras de políticas educacionais - PNAIC e PROUCA - para alfabetização no ensino fundamental de uma escola pública
Author: Tedesco, Sirlei 
Advisor: Castro, Marta Luz Sisson de
Abstract (native): A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que maneira a Formação Continuada de professores alfabetizadores contribui para reflexão e tomada de atitude para melhoria da prática pedagógica utilizada no ambiente da sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob orientação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC e em contextos digitais, oportunizados pelo Programa Um Computador por aluno PROUCA para o uso das tecnologias digitais e como vem interferindo no cotidiano de uma escola de ensino público municipal, da cidade de Fagundes Varela-RS. O processo iniciou com a adesão do PROUCA, em 2012, para interações e possibilidades inovadoras. Na sequência, em 2013, a adesão ao PNAIC, seguindo com plano de ação para formação dos professores, objetivando promover a alfabetização dos alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental contando com o suporte tecnológico proveniente do programa PROUCA, nos processos desenvolvidos pela escola de forma crítica e criativa. A abordagem metodológica para a pesquisa foi de cunho qualitativa, baseada em observações, questionário e análise documental. De posse dos dados coletados, utilizou-se a análise textual discursiva. Através da pesquisa realizada, foi possível perceber o comprometimento e a preocupação dos docentes com o ato de ensinar e aprender de maneira reflexiva, inovadora e qualitativa pela inserção das tecnologias digitais e o novo olhar para a aprendizagem de alunos no ciclo de alfabetização. Assim, os resultados demonstraram-se positivos e satisfatórios na opinião dos professores que efetivamente fizeram parte das formações dos Programas Um Computador por aluno PROUCA e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC, considerando os tais programas como instrumentos que auxiliam no desenvolvimento de competências e potencialidades para qualificar o fazer pedagógico no ciclo de alfabetização de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alguns teóricos como Imbernón, Tardif, Nóvoa, Gatti e Barreto, Garcia, Jesus, Santos, Soares, Fagundes, Ferreira e Leal e Tfouni subsidiaram as investigações desta pesquisa.
Abstract (english): This study aimed to investigate how the Continuing Education of literacy teachers contributes to reflection and taking action to improve the pedagogical practice used in the classroom environment of the early years of elementary school, under the guidance of the policy of the National Pact for Literacy in the Age One - PNAIC and digital contexts, offered the Program one Laptop per student - PROUCA to the use of digital technologies and how is interfering with daily life of a school of municipal public education, the city of Fagundes Varela-RS. The process began with the accession of PROUCA in 2012 for interactions and innovative possibilities. Following in 2013, joining the PNAIC followed with action plan for teacher training, aiming to promote literacy of students in the early years of elementary school relying on technological support from the PROUCA program, the processes developed by the school in order critical and creative. The methodological approach to research was qualitative nature, based on observation, questionnaire and document analysis. Possession of the data collected, used the discursive textual analysis. Through the survey, it was revealed the commitment and concern of teachers with the act of teaching and learning of reflective, innovative and qualitative way by the insertion of digital technologies and the new look for student learning in literacy cycle. Thus, the results proved to be positive and satisfactory in the opinion of teachers who actually took part in the training programs of the One Laptop per student - PROUCA and National Pact for Literacy Certain Age - PNAIC, considering such programs as tools that assist in the development of skills and potential to qualify the pedagogical students in literacy cycle in the early years of elementary school. Some theorists as Imbernon, Tardif, Nóvoa, Gatti and Barreto Garcia, Jesus Santos Soares, Fagundes, Ferreira and Leal, and Tfouni subsidized investigations of this research.
Keywords: ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA
TECNOLOGIA DIGITAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: TEDESCO, Sirlei. Formação continuada de professores : experiências integradoras de políticas educacionais - PNAIC e PROUCA - para alfabetização no ensino fundamental de uma escola pública. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3819
Issue Date: 13-Jan-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
466414.pdfTexto Completo873.88 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.