Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3810
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação continuada : um olhar para além do espelho, iluminando mente, corpo, coração e espírito do docente da educação superior
Autor: Franciscone, Fabiane 
Primeiro orientador: Portal, Leda Lísia Franciosi
Resumo: Esta pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa numa perspectiva compreensiva-interpretativa. Seu objetivo foi propor um novo olhar para a Educação Continuada em sua trajetória de fazer-se homem. Buscou investigar quais as contribuições que a Educação Continuada tem propiciado à construção da Inteireza dos docentes selecionados nos Programas de Mestrado em Educação de duas Universidades do Estado do Rio Grande do Sul. O referencial teórico básico fundamental, ancorado em Wilber e Delors possibilitou refletir sobre a importância da Educação Continuada no desenvolvimento das dimensões constitutivas dos sujeitos, em um processo de ampliação de suas consciências, na busca da Inteireza do Ser. Utilizou-se de entrevista semi-estruturada, tendo seus dados analisados, segundo Bardin. Os resultados revelaram que o investimento feito pelos entrevistados em Educação Continuada está relacionado, quase que exclusivamente, à dimensão do Eu Profissional e do Eu Individual/Intelectual, descuidando das demais dimensões: Eu Relacional, Eu Individual/Físico/Emocional e, principalmente, do Eu Espiritual. Constatou-se com o aporte teórico que todo Ser Humano, para assumir seu processo de evolução, necessita investir em Educação Continuada a fim de possibilitar a ampliação de sua consciência, contemplando o desenvolvimento de suas diferentes dimensões: mente, corpo, coração e espírito que tecem sua Inteireza A contribuição dessa pesquisa, pela compreensão e interpretação de seus resultados, está na ênfase do enfoque no Eu Espiritual por considerar esta dimensão abraçar as demais, sendo inspiração para o sentido e significado da vida, sua unidade, integração e equilíbrio. A partir da Educação Continuada temos uma alternativa possível para ampliação de consciência dos docentes de que estamos no mundo de modo muito especial, traduzido pela consciência da responsabilidade de cada um em particular, pela ampliação de sua própria consciência frente a si mesmo, ao outro, à natureza, ao universo.
Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FRANCISCONE, Fabiane. Educação continuada : um olhar para além do espelho, iluminando mente, corpo, coração e espírito do docente da educação superior. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3810
Data de defesa: 15-Jan-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
389383.pdfTexto Completo735,13 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.