Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Generoso, Ariana da Silva Fagundes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4332721T8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Vitória, Maria Inês Côrte | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739394U6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:47Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24 | - |
dc.date.issued | 2014-01-14 | - |
dc.identifier.citation | GENEROSO, Ariana da Silva Fagundes. O texto literário infantil em contextos de alfabetização : um olhar para as práticas de formação inicial do leitor. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3809 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é constituído de uma investigação de cunho diagnóstico acerca de uma determinada realidade escolar. A pesquisa foi realizada em escola pública municipal de Gravataí-RS, tendo como participantes três turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como as suas professoras. Trata-se de um estudo de caso baseado na coleta de dados através de observações e de entrevistas semi-estruturadas. Os dados obtidos foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010) entrevistas e da Proposta de Formação de Leitores de Literatura (Baldi, 2009) observações entrelaçados às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2007). A questão problematizadora central foi: Como o trabalho com a Literatura Infantil é desenvolvido (ou não) durante o período destinado formalmente à alfabetização? Os objetivos da investigação são os seguintes: a) observar as práticas de leitura de Literatura Infantil oportunizadas aos alunos pelo professor alfabetizador; b) verificar o papel do professor como mediador da formação leitora inicial do aluno; c) analisar as práticas observadas a partir dos pressupostos teóricos estabelecidos. Como resultado obtido com o material coletado e analisado, foi possível refletir sobre a pouca oferta de leitura de literatura nas salas de aula observadas, motivada por razões e circunstâncias diversas, contudo o despreparo das professoras e a não prioridade sobre o trabalho com literatura foram os motivos mais recorrentes. Esse resultado indica uma necessidade de trabalhar e refletir e investigar mais questões relativas à formação de leitores bem como à formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. | por |
dc.description.abstract | This work consists of an investigation of diagnostic character about a particular school reality. The survey was conducted in a public school of Gravataí-RS, and the participants were three classes of the early years of elementary school and their teachers. It is a study of case based on the collection of data through observation and semi-structured interviews. Data were analyzed based on the theory of Content Analysis (Bardin, 2010) interviews and Proposal of Training of Readers of Literature (Baldi, 2009) - observations - intertwined with the guidelines of the National Curriculum Parameters (2007). The central issue was: How the work with the Children's Literature is developed (or not) during the period formally allocated to literacy? The objectives of the research are: a) Observe the reading practices of Children's Literature given to students by literacy teacher; b) Check the teacher's role as a mediator of the initial reader formation of the student; c) Analyze practices observed from the theoretical assumptions established. As a result of the materials collected and analyzed, it was possible to think about the short supply of reading literature in the rooms in which lessons were observed , motivated by several reasons and circumstances, however the lack of preparation of teachers and the lack of priority on working with literature were the most recurrent reasons. This result indicates a need to work and think and investigate more issues concerning training of readers as well as the training of teachers in the early years of elementary school. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 458794.pdf: 929809 bytes, checksum: 6c0ad8781f3dad5f05787f30954453ab (MD5) Previous issue date: 2014-01-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12891/458794.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | LEITURA | por |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | por |
dc.subject | LEITORES - FORMAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O texto literário infantil em contextos de alfabetização : um olhar para as práticas de formação inicial do leitor | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
458794.pdf | Texto Completo | 908,02 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.