Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3806
Document type: Dissertação
Title: Ações de gestão escolar para o uso pedagógico dos laboratórios de informática : um olhar sobre a rede municipal de ensino de Porto Alegre
Author: Silva, Denise Cristina Santos da 
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Abstract (native): Este estudo, vinculado à Dissertação intitulada Ações de Gestão Escolar para o uso pedagógico dos Laboratórios de Informática, teve por objetivo fazer um mapeamento deações de gestão que estão sendo efetivadas e potencializadas em escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA), de modo a subsidiar práticas de planejamento e inserção dos recursos computacionais no contexto da escola. Para sua realização inicialmente foi organizado um levantamento dos Laboratórios de Informática (LI) das Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) da Rede, identificando aqueles onde havia indicadores de efetivo uso pedagógico dos recursos computacionais. Esta identificação foi possível, a partir de apontamentos feitos pelos professores que atuam especificamente nestes espaços. Assim, buscou-se analisar a relação entre as práticas desenvolvidas nos LI e as ações de gestão escolar a partir das quais elas se fundamentam.A pesquisa usou abordagem qualitativa, baseada num estudo de caso, onde foram utilizados para a coleta de dados um questionário, dois documentos das instituições e o diário de Campo produzido pela pesquisadora ao longo do estudo. A análise dos dados coletados se deu a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Na conclusão da pesquisa foram encontrados indicadores que apontam para necessidade da gestão da escola planejar as suas ações, no que tange ao uso pedagógico do LI. Nesse sentido, o estudo trouxe a proposta de construção de um Projeto Integrado de Uso Pedagógico da Informática (PIUPI) como uma forma de planejamento das ações. O PIUPI, cujas referências encontram-se no Plano Diretor de Informática (Giraffa, 1991) que hoje é denominado como Planejamento de Sistemas de Infromação (Earl, 1993), deveria estar vinculado ao Projeto Político Pedagógico da escola e, portanto, seria fruto de uma construção coletiva baseada nos princípios da gestão democrática (Alonso, 2003). Seguindo a proposta de estruturação básica apresentada neste estudo, o PIUPI deveria conter tanto as ações de gestão escolar a serem efetivadas pelas instituições, quanto o apontamento das responsabilidades administrativas e financeiras em torno das ações para o uso pedagógico do Laboratório de Informática.
Abstract (english): This study, entitled Actions linked to School Management and identify pedagogical use of the Computer Labs , aimed to Management actions that support pedagogical practices related to computational resources in school of Porto Alegre City. Organized the research a survey of Computer Labs (LI) Schools Elementary Schools (EMEFs) Network, was wade in order to find the best practices related to identifying those where there were indicators of effective pedagogical use of computer resources at the selected schools. This identification was made best notes ken by teachers who specifically work in these spaces. Thus, we sought to examine the relationship between the practices and actions in LI school management from which they are based. The research was based on a qualitative approach, with on a case study, where we used to collected data, using a questionnaire, two documents of the institutions. The data analysis was performed based on the assumptions of Textual Analysis of Discourse and Galiazzi Moraes (2007). As conclusion this investigation we found out the need of the school management to plan their actions connected to the pedagogical use of LI. In this sense, up the study brought up the proposal to organize an Integrated Pedagogical Project named Information Technology (PIUPI) used as a guide for action planning. The PIUPI , the references are in the Computer Master Plan (Giraffa, 1991) what is now termed as the Information Planning Systems (Earl , 1993) , should be tied to the Political Pedagogical Project school and therefore would be the result of a collective construction based on principles of democratic management ( Alonso , 2003). Following the proposed basic structure presented in this study, PIUPI should contain both the actions of school management to be effected by the institutions, and the pointing of the administrative and financial responsibilities around the actions for the pedagogical use of the Computer Lab.
Keywords: EDUCAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Denise Cristina Santos da. Ações de gestão escolar para o uso pedagógico dos laboratórios de informática : um olhar sobre a rede municipal de ensino de Porto Alegre. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3806
Issue Date: 15-Jan-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
458135.pdfTexto Completo1.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.