Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3805
Tipo do documento: Tese
Título: (Des)seriação da educação física no ensino médio como proposta de contribuições à saúde : visão de alunos e professores
Autor: Lettnin, Carla da Conceição 
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: Este estudo quanti-qualitativo, descritivo convergente, analisou a visão de docentes e discentes, do Colégio de Aplicação da UFRGS/Porto Alegre, sobre a (des)seriação proposta estrutural, implementada em 2012, para a Educação Física (EF) escolar no Ensino Médio (EM) direcionada à diversidade, que teve como objetivo aproximar os alunos das práticas fisico-desportivas, vislumbrando uma vida mais saudável. Primeiramente, 176 alunos entre 14 e 18 anos, responderam ao questionário sobre o Bem-Estar Discente na EF. Visando obter a opinião dos participantes do estudo sobre o novo formato implementado, entrevistou-se 7 professores de EF e constituiu-se um grupo focal com 14 alunos, os quais entrevistaram 138 colegas do EM. Para complementar os diálogos emitidos com a realidade prática, foram observados aulas de EF, registros de faltas e composição das turmas em diários de campo dos professores. A análise estatística apontou que os discentes sentiram bem-estar na nova proposta, pois avaliaram positivamente o Ambiente de Aprendizagem da EF (M= 4,04; DP= 0,69) e as Necessidades Psicológicas Básicas na EF (M= 3,83; DP= 0,58), apresentando alto nível de motivação, que pode aumentar a aderência às práticas. A análise de conteúdo das falas, retiradas das entrevistas e do grupo focal, revelou que os discentes e docentes consideram que a (des)seriação está adequada, pois contribuiu, dentre outras categorias, com as dimensões da categoria Aspectos da Saúde (físico, social, psicológico e espiritual), com o envolvimento dos discentes, enaltecendo Aspectos da Participação, com o desenvolvimento de Aspectos do Conhecimento de forma diversificada ou complexa e com os elementos dos Aspectos Pessoais, tornando o processo de formação singular. Constatou-se que ao respeitar o amadurecimento, os níveis de aprendizagem e os interesses dos alunos as chances de êxito no processo educativo aumentam, pois reduziu-se em mais de 50% o número de faltas na EF e 97% dos discentes (n=138) e 100% dos docentes (n=7) relataram experiências positivas no novo formato. Conclui-se que possibilidades de escolhas, oferecidas nesse universo (des)seriado, tornaram possível o transitar dos alunos em busca de uma aproximação de suas necessidades internas, trazendo-lhes equilíbrio, harmonia e motivação. Essa nova proposta, de olhar singular, oportunizou caminhos e trajetórias distintas dentro de um objetivo comum, a formação do ser, norteado pela educação e saúde integral. Entretanto, a proposta, por si só, não garante esse propósito. Novas normatizações, intenção de gestores, docentes e discentes, e, continuidade de outras descobertas podem promover elementos saudáveis.
Abstract: This quantitative and qualitative study, descriptive convergent examined the vision of teachers and students, the College Application UFRGS/Porto Alegre, on the (un)serialization structural proposal for Physical Education (PE) school in High School directed to diversity which aims to bring students from physical and sporting practices, envisioning a healthier life. First, 176 students aged 14 to 18 years, answered a questionnaire about the Student Wellness at PE. To access the opinion of the study participants on the new model implemented was interviewed 7 PE teachers and constituted a focus group with 14 students, which interviewed 138 colleagues of High School. To complement the dialogue issued and practical reality were observed PE classes, records of absences and composition of classes in field diaries of teachers. The statistical analysis showed that students felt well-being in the new model, as assessed positively Learning Environment PE (M= 4.04, SD= 0.69) and Basic Psychological Needs in PE (M= 3.83, SD= 0.58), with high level of motivation, which can increase the grip on their practices. The content analysis of the speeches, from interviews and focus groups revealed that students and teachers consider that the (un) serialization is appropriate because it contributed, among other categories, with the dimensions of the category Health Aspects (physical, social , psychological and spiritual), with the involvement of students, Aspects of Participation, with the development of Knowledge Aspects of diverse or complex and the elements of the Personal Aspects, making the process of singular formation. It was found that by respecting the maturation, learning levels and interests of students chances of success increase in the educational process, as reduced by more than 50% the number of faults in PE and 97% of students (n= 138) and 100% of teachers (n= 7) reported positive experiences in the new format. Therefore possibilities of choice offered in this universe (un)series, made possible the transition of students looking for an approximation of their internal needs, bringing them harmony, balance and motivation. This new proposal, with a unique look, provided opportunity different trajectories within a common goal, the formation of human being, guided by education and overall health. However, the proposal by itself does not guarantee that purpose. New norms, the intention of managers, teachers and students, and the continuity of other findings may also promote healthy elements.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO E SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA - MÉTODOS DE ENSINO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LETTNIN, Carla da Conceição. (Des)seriação da educação física no ensino médio como proposta de contribuições à saúde : visão de alunos e professores. 2013. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3805
Data de defesa: 17-Dez-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
457921.pdfTexto Completo2,64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.