Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafael Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253905J1por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcos Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:45Z-
dc.date.available2014-05-05-
dc.date.issued2014-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Rodrigues da. Gestão de sala de aula na educação musical escolar. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3801-
dc.description.resumoEsta pesquisa se ocupa da gestão de sala de aula nas práticas de educação musical escolar. Por gestão de sala de aula, no presente texto, entenda-se as ações docentes direcionadas a influenciar ou modificar comportamentos discentes visando estabelecer ou manter condições favoráveis à aprendizagem. Tal esfera do trabalho docente é investigada nesse trabalho através de observações de aulas e entrevistas com três professores licenciados em Música ou Educação Artística com habilitação em Música que atuam na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre-RS. Foram observadas três aulas de cada um desses professores e as entrevistas foram construídas de maneira a questionar os professores acerca da origem e da sua percepção sobre os efeitos das práticas observadas. Com isso, se pretende responder à pergunta de que forma professores de música na escola influenciam comportamentos discentes visando a criação ou manutenção de um ambiente favorável à realização das atividades que propõem? A pesquisa tem por objetivo investigar como professores de música organizam as relações interpessoais, o espaço e o tempo em sala de aula visando criar condições para que a música aconteça na escola. Para tanto, tomo como referências para pensar o papel da gestão de sala de aula na prática docente trabalhos como os de Walter Doyle, Clermont Gauthier, Phillipe Perrenoud e Maurice Tardif e para tratar das relações de poder e da história das salas de aula trabalhos como os de Michel Foucault, Marcelo Caruso e Inês Dussel. O trabalho é constituído de uma introdução em que se define o problema de pesquisa e os conceitos a serem utilizados, seguido de um capítulo dedicado ao debate teórico acerca do tema gestão de sala de aula. O segundo capítulo descreve a metodologia utilizada no trabalho de campo e o terceiro é dedicada à apresentação e análise dos dados gerados no trabalho de campo. A última parte é dedicada às considerações finais.por
dc.description.abstractThis research is concerned with the classroom management practices in school music education. In this work, by classroom management involves the teacher's actions directed towards influencing and/or modifying the student's behavior in order to establish or maintain favorable conditions for learning. This element of the teaching practice is investigated in this work through classroom observations and interviews with three Music or Art Education teachers working at the public school system in Porto Alegre-RS. Three classroom observations were done for each teacher while the interviews were developed to question them about their perceptions of the effects and the source of the practices that were observed. Thus, the main question that guides this research is how music teachers influence students' behaviors with the intention to create or maintain a favorable environment for performing their pedagogical activities at school? The research aims to investigate how music teachers manage interpersonal relations, space and time within the classroom in order to create conditions so that music can happen at school. For this purpose, I use as references to reflect about the classroom management role in teaching practice works from theorists such as Walter Doyle, Clermont Gauthier, Phillipe Perrenoud and Maurice Tardif and to discuss about power relationships and classroom history works from Michel Foucault, Marcelo Caruso and Ines Dussel. The work consists of an introduction which defines the research problem and the concepts to be used, followed by a chapter devoted to the theoretical debate on the topic of classroom management. The second chapter describes the methodology chosen and applied throughout the research while the third is dedicated to the presentation and analysis of the data generated from the field work. The last part is devoted to concluding remarks.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 457549.pdf: 6382679 bytes, checksum: bd2a113963f2ff8dd07be7d9a3066117 (MD5) Previous issue date: 2014-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12819/457549.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectDISCIPLINA ESCOLARpor
dc.subjectCRIANÇAS - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectMÚSICA - ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão de sala de aula na educação musical escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
457549.pdfTexto Completo6,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.