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dc.creatorDametto, Renita Nair-
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:40Z-
dc.date.available2007-04-10-
dc.date.issued2007-01-10-
dc.identifier.citationDAMETTO, Renita Nair. Educação, ciência e tecnologia : estratégias para o desenvolvimento socioeconômico. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3782-
dc.description.resumoNesta dissertação objetivou-se analisar a visão dos gestores públicos Secretários Estaduais quanto à educação, ciência e tecnologia como áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico. Examinaram-se conceitos e definições de palavras-chave, relacionando as três categorias aos dados colhidos. Desta forma, estabeleceu-se um instrumental dialógico, a partir do qual apresentam-se os entendimentos e considerações resultantes. Descreveu-se e comparou-se o papel da educação, ciência e tecnologia no desenvolvimento socioeconômico no Brasil e em outros países, como Coréia do Sul e Finlândia, que se utilizaram deste tripé para avançarem social e economicamente. A partir da verificação das restrições e articulações entre as áreas estudadas, investigou-se o inter-relacionamento entre os segmentos no âmbito governamental, destacando-se a ínfima articulação conjunta como um dos entraves para o crescimento. Pretendeu-se, a partir das informações e opiniões dos entrevistados, associadas ao referencial, refletir sobre a formação do sujeito social contemporâneo, o cidadão do futuro. Abordaram-se também os temas sob a perspectiva histórica e evolutiva, destacando seus impactos e tendências. Apresentaram-se ainda as políticas públicas, a partir da década de 50, relativas às áreas referidas, buscando-se revelar os principais desafios e gargalos enfrentados pelos governos, na busca da implementação de seus projetos político-institucionais, fundamentais para o êxito de suas gestões.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388904.pdf: 683203 bytes, checksum: 1e9b1f8e7f7387e37e94819dc7d5550f (MD5) Previous issue date: 2007-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12887/388904.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIA E TECNOLOGIApor
dc.subjectEDUCAÇÃO E TECNOLOGIApor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação, ciência e tecnologia : estratégias para o desenvolvimento socioeconômicopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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