Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3777
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação docente inicial e o teatro de sombras e luz-eu : reflexão da vida e formação a partir das escritas de si
Autor: Hossein, Tatiana Spíndola 
Primeiro orientador: Pereira, Marcos Villela
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Pessoa e Educação do Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, linha na qual atua minha ex-orientadora, Profª Maria Helena Menna Barreto Abrahão, pesquisadora dentre outros temas, das Histórias de Vida e (Auto)Biografias da Formação Profissional Docente. O foco desta investigação está no recorte A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E O TEATRO DE SOMBRAS E LUZ EU: REFLEXÃO DA VIDA E FORMAÇÃO A PARTIR DAS ESCRITAS DE SI. A problemática que me remete a este estudo é: de que maneira a apresentação do Teatro de Sombras e Luz: EU pode contribuir para a escrita reflexiva de si, por meio do memorial, na formação inicial de professores, no Curso Pós-Médio do Magistério, do Colégio Estadual Engº Ildo Meneghetti, de Porto Alegre/RS? A metodologia adotada foi da Pesquisa-Formação (JOSSO, 2004), enquanto a análise dos dados produzidos foi realizada a partir da tessitura da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010) e a Heterobiografia (DELORY-MOMBERGER, 2008). As pessoas-fonte deste estudo são alunas do Curso Pós-Médio do Magistério, do Colégio Estadual Engº Ildo Meneghetti, de Porto Alegre/RS e, o objetivo geral é verificar as possibilidades de intervenção do TEATRO DE SOMBRAS E LUZ EU (TSLEU) para proporcionar a reflexão, na formação inicial de professores, por meio das Escritas de Si. Os resultados obtidos atenderam as expectativas desta pesquisa, mas, também mostraram novos caminhos para o campo da Formação Docente, a qual pode servir-se do TSLEU como instrumento articulador da reflexão, (auto)formação e das escritas de si, por meio do memorial de formação.
Abstract: This research is linked to the rearchline Person and Education from the Program of Graduate Studies, Faculty of Education, at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul. Inside this rearch line operates my former advisor, Prof. Dr. Maria Helena Menna Barreto Abrahão researcher among other topics on Life Stories and (Auto) Biographies of Vocational Training Teacher. The clipping focused in this investigation is INITIAL TEACHER TRAINING AND THE THEATRE OF SHADOWS AND LIGHT - ME.: REFLECTION OF LIFE AND TEACHER S TRAINING SINCE ITSELF WRITING. The issue that brings me to this study is: how the presentation of the Theatre of Shadows and Light: ME can contribute to the self-reflective writing, through teachers memorials of teachers who are attending the Middle Postgraduate Course of the Magisterium at State College Eng. Ildo Meneghetti, Porto Alegre/RS. The methodology adopted was the Research Training (JOSSO, 2004), while the analysis of the data produced was made by Comprehensive Analysis (Bertaux, 2010) and Heterobiography (Delory-Momberger, 2008). The people source of this study are students of the Postgraduate Course of the Magisterium at State College Eng. Ildo Meneghetti, Porto Alegre/RS, and the overall goal was to verify the possibilities of intervention of THEATRE OF SHADOWS AND LIGHT - ME (TSLEU), to provide reflection in initial teacher training, through the writings about itself. The results met the expectations of this study, but also showed new directions for the field of Teacher Education, which can serve up the Theatre of Shadows and Light: ME as a means of articulating reflection, (self) training and written about oneself through memorial formation.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
ESCRITA CRIATIVA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: HOSSEIN, Tatiana Spíndola. A formação docente inicial e o teatro de sombras e luz-eu : reflexão da vida e formação a partir das escritas de si. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3777
Data de defesa: 28-Fev-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
453294.pdfTexto Completo1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.