Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maissiat, Jaqueline | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770775E0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Enricone, Délcia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:37Z | - |
dc.date.available | 2007-04-03 | - |
dc.date.issued | 2007-01-10 | - |
dc.identifier.citation | MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo partiu do interesse de conhecer e analisar os principais aspectos referentes à relevância da mediação tecnológica do docente visando ao empreendedorismo da instituição em que atua. Para tal, a pesquisa traz um breve histórico da utilização das tecnologias de comunicação e informação como recurso didático e como se encontram no cenário brasileiro. O empreendedorismo, surgindo como uma inovação na educação, a mediação e alfabetização tecnológica do docente e a formação continuada dos professores são também abordados. A metodologia é de caráter qualitativo, explicativo e interpretativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez administradores universitários (coordenadores de cursos, coordenadores de departamentos, vice-diretores e diretores), pertencentes a distintas áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino superior. Pretendeu-se que os estudos obtidos sirvam como aliados dos educadores e administradores que atuam neste nível de ensino, para que enriqueçam suas práticas com o auxilio das novas tecnologias de comunicação e informação visando a promover o empreendedorismo na instituição em que atuam, utilizando-as como ferramentas de ensino na construção do pensamento crítico | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388442.pdf: 664571 bytes, checksum: fa456c01346d34fe3abbf5a2b0655f6c (MD5) Previous issue date: 2007-01-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12397/388442.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | EMPREENDEDORISMO | por |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO CONTINUADA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
388442.pdf | Texto Completo | 649 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.