Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Souza dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265725A5por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:37Z-
dc.date.available2013-10-03-
dc.date.issued2013-07-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Souza dos. Educar crianças pequenas para valores : uma práxis impregnada de cuidado. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3769-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e vinculada à linha de pesquisa Pessoa e Educação, teve como principal temática a educação de crianças pequenas para valores, por meio de uma práxis impregnada de cuidado. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi compreender a importância de uma educação para valores ofertada na Instituição de Educação Infantil Santa Luiza, na qual atuo, no momento, como diretora,por meio de uma práxis de cuidado em suas dimensões: (autocuidado, altercuidado, ecocuidado e transcuidado), tendo como base o valor supremo: o amor. Os aportes teóricos sobre Educação para valores foram sustentados por Silva (1986), Chalita (2001), Pérez Serrano (2202) Delors (2006) e Pérez Esclarín (2007) e sobre cuidado nas produções do Programa Cuidar de Belo Horizonte, de Gomes da Costa e Oliveira Lima (2002), nas teorias de Waldow (1998, 2004) e Junqueira Filho (2003, 2005). Utilizei como abordagem metodológica os princípios da Pesquisa Qualitativa, de cunho descritivo interpretativo (Triviños, 1987), e como técnica de coleta de dados a Roda de Conversa, fundamentada, principalmente em Warschauer (2001, 2004). Como resultado da pesquisa pude evidenciar, por meio da fala das crianças pequenas, ser preocupação da Instituição do estudo, em relação à importância de educá-las para valores, oportunizando que se tornem pessoas autônomas e solidárias, capazes de desenvolver atitudes de cuidado para consigo mesmas, com os outros, com o meio e com o cosmos, além de se tornarem mais fortalecidas em suas relações intrapessoais e interpessoais.por
dc.description.abstractThe present paper, performed in the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul and linked to on line search Person and Education, has as its main theme the education of young children to value through a praxis impregnated care. Accordingly, the aim of this work was to understand the importance of a values education offered at the Institution of Child Education Santa Luiza, in which I work, at the time, as a director,through a praxis of care in its dimensions: (self-care, care of others, care of nature and care of a superior relationship ), based on the supreme value: love. The theoretical contributions on Education for values were sustained by Silva (1986), Chalita (2001), Pérez Serrano (2202) Delors (2006) and Pérez Esclarín (2007) and on care in Caring Program productions of Belo Horizonte, the Gomes da Costa and Oliveira Lima (2002), the theories of Waldow (1998, 2004) and JunqueiraFilho (2003, 2005). Methodological approach utilized the principles of qualitative research, a descriptive interpretive (Triviños, 1987), and as a technique for data collection was Rodas de Conversa, based mainly on Warschauer (2001, 2004). As a result of the research was able to show, through the speech of young children, the importance of educating them to values, causing people to become autonomous and supportive, able to develop attitudes of care with themselves, with others, with the environment and with the cosmos and strengthened its relations intrapersonal and interpersonal.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431352.pdf: 2735278 bytes, checksum: ded9fac974226c12e6d435eb42f0f390 (MD5) Previous issue date: 2013-07-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12098/431352.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpor
dc.subjectVALOR (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducar crianças pequenas para valores : uma práxis impregnada de cuidadopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
431352.pdfTexto Completo2,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.