Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Sílvia Lignon-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716980H5por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:36Z-
dc.date.available2007-04-02-
dc.date.issued2007-01-18-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Sílvia Lignon. Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3765-
dc.description.resumoEste estudo é uma reflexão sobre o significado da Escola Amigos do Verde na vida de pais, alunos e educadores. Os objetivos foram compreender a repercussão da Escola Amigos do Verde na vida de pessoas que conviveram neste ambiente escolar. O método utilizado é o qualitativo e a coleta de dados foi feita através de vinte entrevistas individuais semi-estruturadas entre quatro pais atuais e quatro pais de alunos que estudaram na Escola, três educadores atuais e três educadores que trabalharam na Escola e seis ex-alunos. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: encontro na amorosidade; práticas de deslocamentos para a transformação; sementes ao vento. Os resultados demonstram: os pais percebem a Escola como uma continuidade na educação de seus filhos, como também consideram a Escola reforço e parceria nesse processo educacional; educadores identificam-se com a Escola e se descobrem como pessoa e profissional; alunos lembram com reflexão e amorosidade o primeiro dia de aula e suas descobertas; a alimentação naturalista, no cotidiano escolar, comprovou uma reversão ou intensificação de hábitos mais conscientes e saudáveis; pais, alunos e professores demonstram que através deste espaço de convivência diferenciado a aprendizagem se tornou mais significativa; pais acreditam que a passagem pela Escola Amigos do Verde gerou e ainda gera muitas sementes germinadas; professores constatam seu comprometimento no desenvolvimento dos alunos, como também em seu próprio; alunos relatam sentirem-se acolhidos e respeitados no ambiente escolar, considerando a Escola um espaço diferentepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388461.pdf: 547733 bytes, checksum: c6718583c339d974636a5ae18bf29b95 (MD5) Previous issue date: 2007-01-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11175/388461.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELpor
dc.subjectRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
388461.pdfTexto Completo534,9 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.