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dc.creatorMalcon, Cristina Feldens-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716227D8por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcos Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:35Z-
dc.date.available2007-04-02-
dc.date.issued2007-01-10-
dc.identifier.citationMALCON, Cristina Feldens. Ensino de língua portuguesa : desafios e encantamentos. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3764-
dc.description.resumoA presente dissertação pretende refletir sobre o que vem ressignificando de alguma forma minha vida profissional: tornar significativa a aprendizagem da Língua Portuguesa para mim e para meu aluno. E vou apoiar-me na idéia de formação, de auto-formação para delinear o caminho metodológico deste meu trabalho. São muitas as questões que se inserem ao traçado de uma pesquisa que pretende alastrar-se no tema do ensino da língua. O campo é vasto e, muitas vezes, impreciso e conflitante em suas percepções, porém quero poder cruzar os meus dizeres e narrativas, com os dizeres e narrativas que convergem na mesma direção - ou até mesmo contrário a ela - de minhas angústias e ideais. Optar por uma abordagem teórico-metodológica de investigação é, também, colocar-se sob uma perspectiva, falar de situado lugar, assumir uma forma de olhar, de perceber, de dar sentido aos fatos cotidianos. A idéia, aqui, é explorar de maneira digressiva o Estudo de Caso. Não vou me ater às determinações formais dos manuais de pesquisa, vou debruçar-me sobre um recorte da realidade e, ao mesmo tempo em que desenvolvo minha prática cotidiana de professora de Língua Portuguesa, aguço meu olhar de pesquisadora e me infiltro em minha própria realidade. Em minha pesquisa, refirome, em especial, a quatro turmas de alunos de ensino médio, entre quinze e dezessete anos, classe de média a alta, estudantes do Colégio Dom Feliciano, em Gravataí. Estes não serão identificados em seus depoimentos. Vou me servir de meus diários de classe e de anotações feitas assistematicamente. Eventualmente, vou servir-me de depoimentos de alguns ex-alunos que, em suas situações atuais, me trazem indicativos positivos dessa experiência construtiva. É através dessa linha de raciocínio que, ao final de minha pesquisa, pretendo mostrar que ensinar língua portuguesa não é uma tarefa árdua, muito pelo contrário, além de prazerosa, pode tornar-se significativa, para meu aluno e, lógico, para mim tambémpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388464.pdf: 344252 bytes, checksum: 74de0bb5d3b9bbc4da65dad6114af37e (MD5) Previous issue date: 2007-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10958/388464.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPORTUGUÊS - ENSINOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de língua portuguesa : desafios e encantamentospor
dc.typeDissertaçãopor
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