Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorForgiarini, Roberta Rossarolla-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751104Y4por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:30Z-
dc.date.available2013-04-12-
dc.date.issued2013-02-28-
dc.identifier.citationFORGIARINI, Roberta Rossarolla. A produção da autonomia no espaço escolar : pensando a escola inclusiva. 2013. 103 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3748-
dc.description.resumoA temática da inclusão escolar encontra-se presente nos discursos e políticas educacionais nos últimos anos, dessa forma, vemos crescer as tentativas de implementação de ações inclusivas no contexto escolar fazendo com que esta seja vista como a solução para a educação dos sujeitos com deficiência. Nesse viés o presente estudo, buscou responder a seguinte questão: Como o princípio da autonomia se articula nas políticas de inclusão e influenciam as práticas educacionais desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Penso ser importante analisar essa questão devido ao fato de encontrarmos o princípio da autonomia presente nos discursos políticos e educacionais atuais. Dessa forma, busquei, através da análise das políticas de inclusão e dos conceitos de autonomia apresentados por Kant (1974, 1999) e Freire (1980, 1982, 1983, 1995, 1999, 2000, 2003), compreender como esse princípio permeia as Políticas Públicas de inclusão e, por sua vez, influenciam as práticas escolares desenvolvidas no AEE. A abordagem metodológica utilizada foi o Estudo de Caso, que possibilitou a utilização de várias ferramentas de coleta de dados: documentos legais, entrevistas e observações. Após a coleta dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) com a análise das informações emergiram três categorias de análise: a produção da autonomia: da possibilidade à necessidade, as práticas pedagógicas desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado e a formação de professores para atuar no Atendimento Educacional Especializado. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino da cidade de Santa Maria/RS. Olhar para a escola significa compreender as ações que determinam os sujeitos, suas aprendizagens, seus conhecimentos, sua forma de ser e de se constituir. Meu intento foi problematizar as questões relacionadas à educação inclusiva e discutir que, apesar dos supostos avanços ocorridos nos últimos anos a escola regular e a Educação Especial ocupam lugares diferenciados, mas ainda utilizam práticas segregacionistas e normativas para lidar com a deficiência. Procurei aprofundar o debate buscando compreender as teias que se enredam na proposta da educação inclusiva e como essas influenciam o contexto escolar, a educação dos sujeitos incluídos e a produção da autonomia dos mesmospor
dc.description.abstractThe issue of school inclusion is present in the speeches and educational policies in recent years, so we see growing attempts to implement inclusive actions in the school causing this is seen as the solution to the education of individuals with disabilities. In the bias current study aimed to answer the following question: How does the principle of autonomy is articulated in the policies of inclusion and influence educational practices in Customer Education Specialist (ESA)? I think it is important to analyze this issue due to the fact that we found the principle of autonomy present in current educational and political speeches. Thus, I searched through the analysis of inclusion policies and concepts of autonomy presented by Kant (1974, 1999) and Freire (1980, 1982, 1983, 1995, 1999, 2000, 2003), understanding how this principle permeates Policies Public inclusion and, in turn, influence school practices developed within ESA. The methodological approach used was the case study, which allowed the use of various tools for data collection: legal documents, interviews and observations. After collecting the data used was content analysis (Bardin, 1977) with the analysis of the information revealed three categories of analysis: the production of autonomy: the possibility to necessity, pedagogical practices developed in the Educational Service Specialist and teacher training for Specializing in Educational Service to act. The research was conducted in an educational institution in the city of Santa Maria / RS. Looking for school means understanding the actions that determine the subjects, their learning, their knowledge, their way of being and to be incurred. My intent was to problematize issues related to inclusive education and argue that, despite the supposed advances of recent years and the regular school Special Education occupy different places but still use segregationist practices and regulations for dealing with disability. I tried to deepen the debate seeking to understand the webs that are enmeshed in the proposal of inclusive education and how these influence the school environment, education and the production of the subjects included in the same autonomyeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447023.pdf: 839089 bytes, checksum: fe02f968550d83d1a62d4064f430fd66 (MD5) Previous issue date: 2013-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13569/447023.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpor
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA produção da autonomia no espaço escolar : pensando a escola inclusivapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
447023.pdfTexto Completo819,42 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.