Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3746
Document type: Dissertação
Title: Autoformação do ser gestor Marista preconizada à luz do projeto educativo do Brasil Marista
Author: Mentges, Manuir José 
Advisor: Portal, Leda Lísia Franciosi
Abstract (native): O presente trabalho pesquisou a autoformação do Ser Gestor Marista, inspirada no Projeto Educativo, documento que dá unicidade aos processos educativos do Brasil Marista, no respeito às diversidades. Ao retratar aspectos da minha caminhada pessoal, relacionada ao trabalho com a educação e com a gestão escolar, a pesquisa teceu seu processo a partir da seguinte questão-problema: Como as perspectivas e horizontes relacionados à autoformação do Ser Gestor Marista, apontadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista, se fazem presentes no exercício cotidiano da Gestão? A partir disso, o trabalho objetivou compreender o processo de Gestão, preconizado à luz do Projeto Educativo, aprofundando seus horizontes e suas implicações na autoformação do Ser Gestor Marista. A pesquisa buscou percorrer seus objetivos por meio de estudos, com abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, que, para Bogdan e Biklen (1994), gera preocupação com o processo, por ser indutiva e ter como essencial a significação. A pesquisa desenvolveu-se no Instituto Marista Graças, localizado no município de Viamão, escola em que assumi a função de Diretor no ano de 2012. Foram sujeitos da pesquisa os gestores integrantes da equipe diretiva, que compreende a Direção, a Vice-Direção, a Coordenação Pedagógica, a Coordenação de Turno, a Coordenação de Pastoral e a Orientação Educacional. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma proposta de Seminário de Estudos, desenvolvida em etapas estruturadas em blocos, com objetivos e questões norteadoras. O Projeto Educativo e outros documentos maristas, que contam com autores consagrados, especialmente na área de Gestão e Espiritualidade, serviram de referencial teórico. A pesquisa revelou elementos constitutivos para a autoformação do Ser Gestor Marista, e uma clara percepção acerca da realidade da nossa escola, aproximando a realidade atual do ideal apontado pelo Projeto Educativo. Percebeu-se a importância da formação plena de gestores, em todas as dimensões, bem como a importância da Espiritualidade, como elemento transversal que confere sabor e vida à missão. Promovendo um grande crescimento pessoal, esse trabalho também fomentou a revisão e o aprimoramento de processos sistêmicos administrativo-pedagógicopastorais, apontando a possibilidade de ações ao interno e externo da equipe diretiva, no cultivo de um clima organizacional e na valorização das pessoas, culminando com uma educação evangelizadora de qualidade.
Abstract (english): The present paper researched about the self-training Being Maristas Manager, inspired in Educative Project, document that gives singleness to Maristas Brazil educatives process, in respect to diversities. It depicts some aspects of my personal career, related to work with education and management, research weaved its process starting problem-question: How do the perspectives and horizons related self-training being Maristas manager aimed to Maristas Brazil s Educational Project, it makes present in everyday exercise s management? From, that the paper objected understanding the management s process, advocated the light of education project, it is deepening your horizons and your implications in self-training of Being Maristas Manager. The research sought to go your, with goals through study, with qualitative approach, descriptive and interpretative, that, to Bogdan and Biklen (1994), it concerns with process, by being inductive and having as essential significance. The research developed at Graças Maristas Institute, located on Viamão city, school in which I assumed the role of Director in 2012. The subjects of the research were team members managers directive, that include the Director, the Vice-Director, the Pedagogical Co-ordination, Shift s Co-ordination, the Educational Guidance and Pastoral s Co-ordination. The paper was developed in stages structured blocks, with objectives and guiding questions.The Educative Project and others Maristas documents, that have devoted authors especially in Management and Spirituality s areas, referential. The research revealed constitutive elements, to self-training Being Maristas Manager, and a clear perception of reality of our school, it is approaching the current reality of the ideal aimed at educational project. It perceived the full importance of training managers, in all dimensions, as well as the importance of spirituality, as a cross element that gives flavor and life to mission. Promoting a great personal growth, this paper also fermented the revision and improvement systemic processes of administrative-pedagogical-pastorals, pointing the possibility of internal and external actions of the management team, the cultivation of an organizational climate and, people s appreciation, culminating with a evangelizing education quality.
Keywords: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO MARISTA
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ESPIRITUALIDADE
EVANGELIZAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MENTGES, Manuir José. Autoformação do ser gestor Marista preconizada à luz do projeto educativo do Brasil Marista. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3746
Issue Date: 17-Jan-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
447035.pdfTexto Completo1.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.