Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre
Autor: Santos, Douglas Leal dos 
Primeiro orientador: Mosquera, Juan José Mouriño
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar qual o papel da gestão escolar no bem estar dos professores, bem como a percepção de professores de uma escola particular sobre seus líderes educacionais. O referencial teórico aponta diversas relações entre atitudes, comportamentos, estilos e abordagens de liderança que podem resultar em sentimentos relacionados ao bem estar dos professores em diferentes contextos. No primeiro capítulo é apresentada uma síntese a respeito dos conceitos de mal estar e bem estar docente, bem como as estratégias utilizadas por professores para evitar o mal estar. No segundo capítulo são apresentados os aspectos e teorias mais significativas a respeito da temática da liderança. No terceiro capítulo, são apresentados estudos cujo foco era a relação entre os comportamentos, atitudes e habilidades de liderança em contextos escolares e suas influências sobre os sentimentos e percepções dos professores. No capítulo quatro os aspectos metodológicos do trabalho são apresentados. A abordagem utilizada para a pesquisa foi quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário, elaborado para analisar as percepções de professores sobre seus líderes educacionais. A população foi composta de todos os professores da Educação Infantil ao ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os resultados mostraram que há uma percepção positiva dos professores em relação a atuação da liderança. Ao final do trabalho foram relacionadas algumas sugestões para a equipe gestora da escola, com o intuito de promover um aprimoramento das ações de gestão no sentido de proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do bem estar nos docentes
Abstract: This job intended to study what is the role of school management team on the teacher well-being and the perceptions of teachers about their leaders. The theoretical framework indicates several relationships between attitudes, behaviors, styles and approaches of leadership that can foster feelings related with teachers well-being in different contexts. Chapter one summarize teacher burnout and well-being concepts and strategies teachers use to avoid burnout. Chapter two presents most relevant theories and issues in leadership. Chapter three brings researches that investigated the relationships between school leadership behaviors, attitudes and skills and its influence on teachers perceptions and feelings. Chapter four presents methodological procedures. The research was quantitative type. Instrument used was a questionnaire made to analyse teacher perceptions about their school leaders. Population studied was composed by all teachers from Kindergarten to High School of a private school of Porto Alegre. Results showed a positive teacher perception about leadership practices. At the end of the job suggestions were listed for the whole leadership team, so that they can improve their leadership practices and promote positive conditions to the development of teacher well-being
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
LIDERANÇA (EDUCAÇÃO)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Douglas Leal dos. A influência da gestão escolar no bem-estar docente : percepções de professores sobre líderes educacionais de uma escola particular de Porto Alegre. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3730
Data de defesa: 18-Jan-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
443980.pdfTexto Completo915,96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.